Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas inflamatórias intestinais, cutâneas e podais em eqüinos submetidos à distensão do cólon menor

Processo: 10/15046-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Corrêa de Lacerda Neto
Beneficiário:Kamila Gravena
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Laminite   Endotoxemia   Inflamação   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endotoxemia | equino | Inflamação | Laminite | Clínica de Equinos

Resumo

O estabelecimento de relação entre a ocorrência de cólica e a manifestação de laminite tem sido procurado por inúmeros pesquisadores. Trabalhos experimentais de indução de laminite destacaram a participação de processos inflamatórios na gênese da afecção. O objetivo do presente trabalho é o de avaliar por meio de obstrução não estrangulativa intraluminal do cólon menor, os fatores associados à resposta inflamatória de eqüinos tanto em nível sistêmico como local no intestino e no tecido dérmico/epidérmico, seja cutâneo ou podal, assim como determinar possíveis alterações clínicas e laboratoriais. Serão utilizados oito eqüinos sadios, machos ou fêmeas com idades entre cinco e oito anos sem raça definida. Os animais passarão por fases experimentais, numa primeira fase será realizada biopsia de pele e casco, em fases sucessivas, passarão por celiotomia associada a dilatação intraluminal do cólon menor com a duração de 240 minutos, durante a qual serão realizadas biopsias do intestino e colhidas amostras de sangue e líquido peritoneal para análises posteriores. Durante a celiotomia será efetuada monitoração leucométrica e na ocorrência de leucopenia serão efetuadas biopsias de casco e pele. Ao final do procedimento cirúrgico serão colhidas novamente amostras dos tecidos intestinal, da pele e do casco, além de sangue e líquido peritoneal. As amostras de sangue e líquido peritoneal serão utilizadas para determinação de IL-1², IL-6, IL-8, IL-10 e TNF-± por meio de Real Time PCR, assim como para determinação de células CD13 e CD14 por citometria de fluxo. Imunohistoquímica dos tecidos intestinal, pele e casco será efetuada para presença de CD13, CD14.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRAVENA, Kamila. Respostas inflamatórias sistêmica, do casco e do cólon menor submetido à distensão em equinos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.