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Além da sala de aula: Estudo sobre a evolução do programa de necessidades de ambientes diferenciados para o aprendizado

Processo: 10/16973-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Sheila Walbe Ornstein
Beneficiário:Liliane Cristine Nambu
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação pós-ocupação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ambientes para o aprendizado | avaliação pós-ocupação | edifícios escolares | Programa de Necessidades | Avaliação Pós Ocupação

Resumo

Esta pesquisa visa à análise do programa de necessidades das escolas públicas estaduais da Região Metropolitana de São Paulo, por meio de dados obtidos com base na Avaliação Pós-Ocupação (APO), realizada em edifícios já contemplados em outras pesquisas de Iniciação Científica e disciplinas da Pós- graduação sobre APO ministradas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e foco nos ambientes projetados para receber usos didáticos diferenciados, como aulas de artes, ciências e informática, recreacionais entre outras atividades.Será foco da pesquisa edifícios promovidos e mantidos pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Governo do Estado de São Paulo), que representem as tendências mais recentes de arquitetura escolar e também escolas representativas do parque escolar da Região Metropolitana de são Paulo e construídas a partir da década de 1970.O presente trabalho se enquadra na seqüência e no aprofundamento de uma pesquisa já concluída por esta solicitante com o apoio do CNPq intitulada Aferição de Instrumentos para a Avaliação de Desempenho de Edifícios Escolares de Ensino Fundamental: do programa de necessidades à pós-ocupação, entre agosto de 2009 e agosto de 2010, na qual já foi inicialmente abordada à questão do programa de necessidades em edifícios escolares e sua evolução ao longo das últimas décadas.O que se pretende agora é utilizar o material já coletado na pesquisa já concluída, bem como em outras pesquisas realizadas no campo da APO de edifícios escolares para um maior aprofundamento nas questões do programa de necessidades, com destaque para o lugar e a importância dos ambientes que recebem usos diferenciados dentro do edifício.

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