Busca avançada
Ano de início
Entree

"Obtenção e caracterização de anticorpos monoclonais (MAb) anti-anti-idiotípicos (anti-anti-Id ou AB3) do anticorpo BEVACIZUMAB"

Processo: 10/18126-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Jane Zveiter de Moraes
Beneficiário:Evandra Lucia da Cruz Souza
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de crescimento do endotélio vascular   Anticorpos   Imunologia   Angiogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:angiogenese | anticorpo | Vegf | Imunologia

Resumo

O presente projeto propõe avaliar o potencial de uma abordagem imunoterápica que tem o fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF) como alvo. A angiogênese é necessária para nutrir o tumor e propicia sua metastatização. Sabe-se que VEGF é produzido pela maioria dos tumores sólidos metastatizantes. A eficiência do anticorpo anti-VEGF, BEVACIZUMAB, já foi demonstrada. Entretanto, efeitos adversos limitam sua utilização em alguns casos. Com base na teoria da rede idiotípica e na experiência do grupo com anticorpos anti-idiotípicos (anti-Id ou AB2), anticorpos AB2 capazes de mimetizar VEGF foram obtidos e utilizados como imunógeno em camundongos, que responderam produzindo anticorpos anti-anti-id (AB3) ligantes de VEGF. Para avaliar o potencial da resposta anti-anti-Id, propomos a obtenção de anticorpos monoclonais AB3 que serão em seguida avaliados em modelos animais no que diz respeito a sua capacidade de impedir o desenvolvimento de vasos e crescimento de tumor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)