Busca avançada
Ano de início
Entree

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A INFECÇÃO POR Cryptosporidium spp. EM FELINOS DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA, SP

Processo: 10/10787-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Katia Denise Saraiva Bresciani
Beneficiário:Marcel Gambin Marques
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos   Vírus da imunodeficiência felina   Zoonoses   Criptosporidiose   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criptosporidiose | FeLV | Fiv | Gatos | Pcr | Zoonose | Protozoologia Veterinária

Resumo

A infecção por Cryptosporidium representa um importante risco à Saúde Pública. Embora sua ocorrência em felinos já tenha sido diversas vezes relatada, a literatura é escassa em relação a caracterização molecular deste parasito nesta espécie animal no Brasil. Devido à estreita relação entre a criptosporidiose e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) em humanos, torna-se evidente a necessidade de pesquisas sobre a associação entre o Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e/ou o Vírus da Leucemia Felina (FeLV), causadores de imunodeficiência em felinos, e o Cryptosporidium spp. Os objetivos deste projeto serão caracterizar molecularmente amostras fecais positivas para Cryptosporidium spp. e investigar uma possível associação entre a ocorrência de infecção por FIV e/ou FeLV e o referido coccídeo. Amostras fecais serão colhidas de 200 gatos do município de Araçatuba, SP. Estas serão processadas por meio das técnicas de Kinyoun e ELISA direto para detecção de Cryptosporidium spp. Amostras positivas serão destinadas à PCR com posterior caracterização molecular. A análise estatística consistirá no teste Qui-Quadrado para verificar a associação da presença do referido enteroparasita em relação ao sexo, raça e idade dos animais analisados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)