Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos comportamentais e emocionais de uma coorte de escolares diferenciados pelo peso ao nascer

Processo: 10/13780-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Claudia Mazzer Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Depressão infantil   Desenvolvimento infantil   Recém-nascido de baixo peso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:baixo peso | comportamento | criança | depressão infantil | prematuridade | Saúde Mental Infantil

Resumo

O risco biológico relativo ao nascimento pré-termo e/ou de baixo peso, sob a perspectiva da psicopatologia do desenvolvimento, tem se destacado dentre as condições consideradas adversas ao desenvolvimento infantil. No Brasil, estudos voltados à investigação dos efeitos psicológicos do nascimento pré-termo e de baixo peso nas crianças ao longo de seu desenvolvimento ainda são escassos, especialmente aqueles relacionados ao seguimento a médio e longo prazo, como os estudos de coorte. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os indicadores comportamentais e emocionais de uma coorte de crianças em idade escolar, diferenciadas quanto ao peso ao nascer. Foram avaliadas, aos 10 anos de idade, 665 crianças, de ambos os sexos, nascidas na cidade de Ribeirão Preto-SP. Para avaliação comportamental, os pais das crianças responderam ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) e para avaliação emocional as crianças responderam ao Inventário de Depressão Infantil (CDI). Ademais, os pais responderam a um Questionário Complementar fornecendo informações demográficas e socioeconômicas das famílias e informações clínicas das crianças. Os dados já foram coletados e serão codificados de acordo com as proposições dos instrumentos e analisados por procedimentos estatísticos de comparação entre grupos de pesos. A investigação dos aspectos comportamentais e emocionais de crianças em condições de vulnerabilidade biológica ao nascer visa identificar a presença de dificuldades e recursos, o que poderá contribuir para a proposição de medidas preventivas e terapêuticas voltadas para a promoção do desenvolvimento psicológico e da saúde mental infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLAUDIA MAZZER RODRIGUES-PALUCCI; SONIA REGINA LOUREIRO. Indicadores de problemas avaliados por pais e crianças estratificadas pelo peso ao nascer. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, n. 1, p. 107-117, . (10/13780-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Claudia Mazzer. Indicadores comportamentais e de depressão infantil de uma coorte de escolares estratificada pelo peso ao nascer. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.