Busca avançada
Ano de início
Entree

Acompanhamento à distância do tratamento com alarme para enurese: efeitos dos problemas de comportamento

Processo: 10/13038-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Rafaela Almeida Ferrari
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia comportamental   Enurese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acompanhamento à distância | enurese | terapia comportamental | tratamento com alarme | Tratamento da enurese noturna

Resumo

A enurese é uma condição caracterizada pela eliminação voluntária ou involuntária de urina durante o sono, em crianças com mais de cinco anos sem outra condição clínica que explique os episódios. A enurese, cujas causas apresentam componentes hereditários ainda pouco claros, tem sua etiologia baseada na combinação de três fatores: a poliúria noturna ou a hiperatividade detrusora ligada á incapacidade de despertar em resposta aos sinais da bexiga cheia. Há tratamentos medicamentosos e psicológicos, sendo que a desmopressina, análogo sintético da vasopressina, que atua na poliúria noturna e o alarme, que atua na incapacidade de despertar, apresentam os níveis mais altos de recomendação e evidência. A maior parte da literatura (e.g. Nevéus afirma que os acompanhamentos do uso do alarme devem ser realizados através de contatos telefônicos, em que são investigados pontos chave do procedimento a ser realizado em casa pelas famílias. Um trabalho anterior verificou que o acompanhamento telefônico é uma alternativa viável para a nossa população, mas sem obter clareza na questão da sua validade para crianças com escores clínicos de problemas de comportamento. Este trabalho tem como objetivo verificar a influência dos problemas de comportamento no resultado do tratamento da enurese com alarme em crianças acompanhadas por telefone. Para amostra, serão selecionadas 30 crianças de seis a onze anos, que serão divididas em dois grupos: crianças que apresentam problemas de comportamento e as que não apresentam. Para avaliar a existência de problemas de comportamento serão utilizados os instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL) e Direct Observation Form (DOF). O tratamento consistirá de duas sessões iniciais presenciais para instrução aos pais e crianças, seguido de acompanhamento telefônico. Será considerado sucesso ao tratamento quando a criança obtiver 14 noites secas consecutivas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Rafaela Almeida. Acompanhamento à distância do tratamento com alarme para enurese: efeitos dos problemas de comportamento. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.