Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e avaliação mecânica de juntas soldadas por fricção pontual de poli-(metacrilato de metila)

Processo: 10/14562-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elias Hage Junior
Beneficiário:Pedro Henrique Freiria de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/20418-4 - Desenvolvimento e validação de modelos estatísticos propostos para soldagem pontual por fricção (FSSW) de termoplásticos, BE.EP.MS
Assunto(s):Soldagem   Fricção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fricção | Soldagem | termoplástico | Polímeros

Resumo

Nos últimos anos, muitos esforços têm sido despendidos em busca de melhorar os atuais processos e desenvolver novos métodos de soldagem de polímeros. A soldagem pontual por fricção (FSSW - Friction Stir-Spot Welding) é uma técnica de soldagem inicialmente desenvolvida para a união de ligas metálicas, em que as soldas geralmente apresentam excelentes propriedades mecânicas. Além disso, ciclos de soldagem curtos, baixo consumo de energia e ausência de necessidade de adição de material ou elementos de soldagem são características positivas encontradas nesse novo processo. Por se tratar de um assunto basicamente inexplorado na área de soldagem de termoplásticos, o objetivo desse trabalho é compreender a relação entre os parâmetros de processos e as caracteristicas da solda, bem como seu grau de degradação e mecanismos de fratura. Para esse estudo foram utilizadas placas de poli (metacrilato de metila) (PMMA), um termoplástico amorfo com crescente importância na indústria automotiva e aeronáutica por suas boas propriedades, como processabilidade, soldabilidade e resistência química e ao envelhecimento. A partir de amostras previamente soldadas, será feita a análise da estrutura e resistência mecânica das soldas. Análise por microscópio ótico e medições de microdureza Vickers serão aplicadas para diferenciar as regiões da solda, investigando se há a presença de uma zonas termicamente afetadas. Análise térmica através de ensaios de TGA e DSC buscarão avaliar o grau de degradação térmica na região da junta. Ensaios mecânicos avaliarão a resistência à tração das soldas, e após os ensaios, será feita uma investigação sobre os mecanismos de fratura presentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)