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Determinantes da Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia

Processo: 10/16346-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Juliana Alvares Duarte Bonini Campos
Beneficiário:Fernanda Salloume Sampaio Bonafé
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde ocupacional   Adaptação psicológica   Apoio social   Esgotamento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptação Psicológica | Apoio social | Esgotamento Profissional | Odontologia | Saúde Ocupacional | Saúde Ocupacional

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar e relacionar os fatores determinantes (coping e suporte social) da Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia. Participarão do estudo estudantes matriculados no ano de 2011 em cursos de graduação em Odontologia de escolas de ensino superior da região sudeste do Brasil. Para caracterização da população de estudo serão levantadas, informações sócio-demográficas. Para identificação da síndrome de Burnout será utilizado o Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS). Serão verificadas ainda a capacidade de enfrentamento (coping) dos indivíduos em relação a seus problemas e a percepção e satisfação dos indivíduos em relação a seu suporte social e para tanto, serão utilizadas as escalas Brief Cope, a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS) e a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Será realizada estatística descritiva. Os dados recolhidos a partir dos diferentes instrumentos de medida e suas dimensões-chave serão incluídos em um modelo de equações estruturais (SEM) onde o Burnout será o construto central. A comparação entre grupos, delimitados pelas variáveis sócio-demográficas de interesse, será realizada após verificação de pressupostos. Se atendidos será utilizado testes paramétricos (para dois grupos teste t student, para três ou mais grupos Análise de Variância), caso contrário, não paramétricos (para dois grupos teste Mann Whitney, para três ou mais grupos Kruskal Wallis). Para tomada de decisão será adotado nível de significância de 5%.

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