Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e implicação prognóstica da expressão de moléculas de adesão no adenocarcinoma de próstata localizado

Processo: 10/19525-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:José Pontes Junior
Beneficiário:Felipe Saraiva Bernardes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Adenocarcinoma   Técnicas e procedimentos diagnósticos   Marcador molecular   Moléculas de adesão celular   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Prognóstico   Urologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adenocarcinoma de Próstata Localizado | diagnóstico | marcador molecular | Moléculas de Adesão Celular | prognóstico | Reação em cadeia da Polimerase em Tempo Real | Urologia

Resumo

O adenocarcinoma da próstata é o câncer mais comum em homens, sendo a segunda causa de morte por câncer em países ocidentais. A prostatectomia radical e a radioterapia são as opções para o tratamento curativo dos tumores localizados, entretanto, até 25% dos pacientes apresentam recidiva após o tratamento local. Os parâmetros de prognósticos clínicos ajudam na estimativa da agressividade e recorrência do câncer de próstata, porém são insuficientes. Dessa forma, a descoberta de novos marcadores é fundamental para a melhor definição prognóstica e identificação de pacientes com maiores chances de recidiva e que possam ser candidatos a terapia adjuvante, e grande atenção tem sido dada ao estudo de marcadores moleculares. Alterações na expressão de moléculas de adesão celular estão relacionadas a etapas da oncogênese em várias neoplasias e são divididas em quatro grupos: caderinas e cateninas, selectinas, imunoglobulinas e integrinas. Esta última tem recebido grande interesse, pois além de mediar a adesão intercelular, regula também a interação da célula com a matriz, sendo importante no processo de migração e invasão celular, que são as assinaturas da malignidade. Demonstramos em estudo prévio que a expressão positiva da integrina ±3²1 através de imuno-histoquímica, estava associada a pior prognóstico do câncer de próstata localizado submetido a cirurgia. Portanto, o objetivo do estudo é avaliar a expressão gênica das integrinas através de PCR em tempo real em amostras de pacientes com câncer localizado submetidos à prostatectomia e correlacionar a expressão com a recidiva tumoral, no intuito de melhor compreender os eventos moleculares responsáveis pela expressão destas moléculas e para validar os nossos resultados obtidos por imuno-histoquímica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, JANAINA MENDES; DELLE, HUMBERTO; CAMACHO, CLEBER PINTO; ALMEIDA, ROBSON JOSE; REIS, SABRINA THALITA; MATOS, YVES SILVA TELES; LIMA, AMANDA M. RAMOS; LEITE, KATIA RAMOS MOREIRA; PONTES-JUNIOR, JOSE; SROUGI, MIGUEL. Indoleamine 2,3-dioxygenase expression in the prognosis of the localized prostate cancer. INTERNATIONAL UROLOGY AND NEPHROLOGY, v. 52, n. 8, p. 1477-1482, . (10/19525-8)
PONTES-JUNIOR, JOSE; REIS, SABRINA THALITA; BERNARDES, FELIPE S.; OLIVEIRA, LUIZ C. N.; FELIX DE BARROS, ERIKA APARECIDA; DALL'OGLIO, MARCOS FRANCISCO; TIMOSCZUK, LUCIANA M. S.; RIBEIRO-FILHO, LEOPOLDO A.; SROUGI, MIGUEL; LEITE, KATIA R. M.. Correlation between Beta1 integrin expression and prognosis in clinically localized prostate cancer. INTERNATIONAL BRAZ J UROL, v. 39, n. 3, p. 335-342, . (10/19525-8)