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O Teatro Superlativo de Edward Gordon Craig: a busca da utopia simbólica do Supermarionete e a interface, sugerida por Ananda Coomaraswamy, com a tradição do teatro clássico da Índia

Processo: 10/15911-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Ana Maria de Abreu Amaral
Beneficiário:Almir Ribeiro da Silva Filho
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ananda Coomaraswamy | Craig | Dança Teatro | Edward Gordon | Kathakali | Supermarionete | teatro | Teatro e dança / Teatro Kathakali

Resumo

Este trabalho busca fazer uma análise da proposta feita por Edward Gordon Craig em seu artigo The Actor and the Über-Marionette e sua viabilidade e potência sobre o imaginário do universo teatral ocidental, incluindo sua interface com o Teatro oriental tradicional. Concomitante ao estudo teórico sobre o tema e alicerçando-o, este estudo pretende uma meticulosa abordagem teórico-prática do universo lingüístico atoral e cênico das formas orientais de Teatro e elege o Kathakali, estilo clássico masculino de Teatro-dança indiano como sistema artístico alicerçador e exemplificante, por sua elaborada estruturação estética e pedagógica. A partir desse diálogo entre a tradição cênica oriental e os pressupostos teatrais de Craig, este trabalho proporá também a construção de um resultado prático, uma experiência cênica, de caráter experimental e investigativo que busque objetivar de forma dramática a inter-relação dessas duas vertentes. Ao mesmo tempo pretende compor um material teórico bastante significativo que justifique sua publicação editorial.Craig propõe que a figura do ator, extremamente suscetível ao "acaso" e, portanto, não adequado à construção de uma verdadeira obra de arte, seja abolida e que, em seu lugar, surja uma figura inanimada que ele, a princípio denominou de Supermarionete. Este Supermarionete, que não representa a vida, uma vez que é, em si, afastado dela, pode por isso mesmo transcendê-la e oferecer aos homens uma visão única da vida em sua essência.O fascínio pela Tetro de bonecos foi resgatado neste período para ser preenchida de valores inusitados. O aparecimento do inanimado, "vivificado" em cena, excita experiências de caráter espirituais profundas e essenciais ao ser humano, pois parte da intuição do que é transcendente. O boneco possui uma íntima e primordial relação com a Morte, ou com a "Não-vida". Ao lançar mão dessa poderosa imagem, Craig abriu uma porta para esse universo poderoso e intrigante das formas animadas, e de seus desdobramentos arquetípicos, lúdicos, míticos e místicos. A busca por este ator, absoluto detentor de suas habilidades, livre do egoísmo e de vaidades, com o total controle de suas emoções, capaz de superdimensionar sua expressividade e completamente disponível para representar e veicular todas as transcendências do humano, se tornou uma obsessão na história do teatro o século XX. O teatrólogo indiano Ananda Coomaraswamy, ao tomar contato com as proposições de Craig, julgou encontrar a resposta para as questões levantadas por Craig. Ele afirmou que o protótipo do Supermarionete pode ser encontrado na Índia e na milenar tradição de formação clássica de seus atores, como por exemplo, o Teatro Kathakali, do estado de Kerala, no sul da Índia.É possível identificar nessas tradições, objetivamente, componentes dessa provocativa utopia engendrada por Craig? E em caso afirmativo, o que esse fato poderia contribuir para a pesquisa e desenvolvimento da expressividade cênica? Incrementado pela aproximação aos teatros orientais no último século, o debate sobre esse ponto se aprofundou e recoloca Craig no centro da polêmica. A constância com que eminentes pensadores da cena teatral do final do século XX (Ariane Mnouchkine, Peter Brook, Robert Wilson, Eugenio Barba, entre outros) volveram sua atenção ao universo cênico oriental aponta a ainda atual e infindável perplexidade com que é admirada o intrigante, surpreendente e monumental refinamento técnico desenvolvido naquela parte do mundo. Este estudo busca validar a proposição de Coomaraswamy face ao questionamento histórico e polêmico de Edward Gordon Craig.

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