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Arte e Arquitetura - O caso Athos Bulcão

Processo: 10/18609-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Agnaldo Aricê Caldas Farias
Beneficiário:Leandro Leão Alves
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/21654-6 - Arte e arquitetura: o debate sobre a síntese das arte na Europa: a recepção crítica das idéias de le Corbusier e Fernand léger, além de outras idéias, BE.EP.IC
Assunto(s):Arquitetura   Modernismo no Brasil   Brasília (DF)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura | arte mural | Athos Bulcão | Azulejo | Brasília | Modernismo brasileiro | Arte e Arquitetura

Resumo

A obra de Athos Bulcão alarga as fronteiras entre a Arte e a Arquitetura e é um dos principais representantes da integração entre essas duas áreas no período do Modernismo brasileiro. Esta pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre a Arte e a Arquitetura nesse período, tendo na obra mural de Bulcão em Brasília o principal objeto de estudo.Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Candido Portinari e Roberto Burle Marx são algumas das principais figuras entre os anos de 1920 e 1960, e o ápice desses anos se dá com a criação de Brasília. Além do estudo sobre o período nacional e internacional do modernismo, a chamada síntese das artes, analisa-se a obra de Athos Bulcão, tanto em sua poética e processos quanto em relação ao seu cotejamento com os artistas e o contexto da época. Destaca-se o procedimento da obra de arte aberta, com a interferência do operário na construção dos murais de azulejos. Sobre o seu alinhamento com a sua época, há a hipótese levantada por Agnaldo Farias sobre a relação entre Athos e os concretistas brasileiros. Farias também aponta a falta de estudos sobre a obra do artista em função de uma influência de Le Corbusier na historiografia da arte e da arquitetura nacionais.

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