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Validação experimental e numérica de técnicas de verificação de cargas instaladas em pilares em concreto armado

Processo: 10/18954-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Tulio Nogueira Bittencourt
Beneficiário:Luciana Tiemi Kataoka
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Concreto   Monitoramento   Retração   Fluência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concreto | Fluência | monitoração | Pilar | retração | Transferênica de carga | Pilares em concreto armado

Resumo

Este projeto consiste no estudo da deformabilidade de pilares de concreto, decorrente da transferência de carga do concreto para armadura devido à retração e fluência. Este estudo teve início em 2007 no projeto de doutorado da pesquisadora ligado ao projeto temático FAPESP "Monitoração e Avaliação da Deformabilidade, da Fissuração e da Segurança de Estruturas de Concreto", processo 04/03049-1. Nesta pesquisa foi construída uma infra-estrutura laboratorial na qual foram caracterizados diversos traços de concreto por 91 dias utilizados em obras monitoradas por meio de ensaios de retração, de fluência e de suas propriedades mecânicas (módulo de elasticidade, resistência à tração por compressão diametral e resistência à compressão). Além disso, foram moldados 9 protótipos de pilares em concreto com diversas taxas de armaduras para avaliar a redistribuição de tensões do concreto para a armadura devido à fluência e retração em protótipos de pilares por um período de 91 dias. Finalmente, os resultados experimentais de fluência e retração foram confrontados àqueles indicados pelas normas vigentes. Pretende-se neste projeto o aprofundamento do conhecimento obtido na pesquisa de doutorado com relação à transferência de carga do concreto para a armadura ao longo do tempo por meio da avaliação destes fenômenos por um período superior a um ano e a comparação entre resultados de corpos de prova e protótipos de pilares. Também será feita a verificação e reavaliação do modelo de previsão de fluência calibrado com dados experimentais de fluência de 91 dias proposto no projeto de doutorado da pesquisadora considerando dados experimentais medidos num período superior a um ano.Além disso, serão utilizados os resultados obtidos e a metodologia de determinação de cargas utilizada nos pilares do metrô Estação República nos protótipos de pilares em laboratório. Neste sentido, a utilização de análise numérica será interessante para construção de modelos matemáticos mais próximos da realidade. A partir daí, o efeito das simplificações de modelos e cálculos será estudado.Este projeto de pesquisa está inserido no Grupo de Modelagem de Estruturas de Concreto - GMEC (http://www.lmc.ep.usp.br/people/tbitten/gmec/home.htm), coordenado pelo professor Túlio Nogueira Bittencourt, o qual será supervisor desse trabalho. O GMEC tem realizado, desde 1998, vários trabalhos de pesquisa nas áreas de monitoração, análise experimental e modelagem computacional de estruturas de concreto, com consideração do comportamento quase-frágil do concreto, dando ao grupo o know-how que se verifica nas diversas publicações no meio acadêmico - para o desenvolvimento deste projeto.Os principais objetivos deste projeto são: contribuir para o melhor entendimento de transferência de carga do concreto para armadura ao longo do tempo em pilares com diversas taxas de armadura e comparar resultados experimentais com teóricos considerando propriedades de retração e fluência.

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