Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de um sitema com bloco de teflon e bastão abrasivo para a limpeza da superfície de corte de rebolos durante a retificação cilíndrica externa de mergulho do aço ABNT 4340, refrigerados com a técnica da mínima quantidade de lubrificação (MQL)

Processo: 10/19347-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Bianca Gomes Barros
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Retificação

Resumo

O meio ambiente tem se tornado um dos assuntos mais importantes dentro do contexto atual, pois a poluição e os resíduos industriais despertam cada vez mais a atenção das autoridades públicas. Assim, as principais preocupações na evolução das pesquisas de lubri-refrigeração no processo de usinagem estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre o meio ambiente e sobre a saúde humana. Também visam reduzir custos de produção através de minimização dos resíduos tóxicos provenientes da utilização de fluidos de corte nos processos. Dessa forma, as indústrias, universidades e centro de pesquisas vêm realizando estudos, aprimorando conhecimentos e adquirindo novas técnicas para o uso e aplicação mais coerentes das formas de lubri-refrigeração. Uma técnica já usada para substituir o fluido convencional é a mínima quantidade de lubrificante (MQL), na qual se utiliza baixo fluxo de óleo e elevada pressão, diminuindo assim os resíduos finais do processo. Entretanto, em diversos estudos já feitos com MQL na retificação, nota-se que há a necessidade de aperfeiçoamento dessa técnica com relação à limpeza dos cavacos da zona de corte, onde há a formação de uma "borra" de óleo com cavacos que dão origem a uma pasta que adere à superfície de corte da ferramenta abrasiva e entopem os poros da mesma. Esse fato acaba influenciando os bons resultados. Com isso, esse trabalho busca analisar o desempenho da técnica de mínima quantidade de lubrificante juntamente com um sistema de limpeza do rebolo para a retirada dessa pasta durante a retificação cilíndrica externa de mergulho do aço. Para isso, serão analisadas as variáveis de saída do processo, como o comportamento da força tangencial de corte, rugosidade, emissão acústica, relação G (volume de material removido/volume de rebolo desgastado), fotos em microscópio eletrônico de varredura da superfície da peça, microdureza e circularidade. Com base nos resultados obtidos, pretende-se comprovar o aperfeiçoamento do MQL por meio da limpeza da superfície de corte do rebolo e assim torná-lo ainda mais eficiente e promissor.