Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização do sistema nanoestruturado Sr1-xAxTi1-yByO3 (A=La; B= Fe, W) : aplicação como sensor de gás

Processo: 10/20582-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Valmor Roberto Mastelaro
Beneficiário:Carlos Augusto Escanhoela Júnior
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Sensores de gases

Resumo

Os materiais de estrutura perovskita compreendem um vasto grupo de compostos cuja estrutura na sua forma mais simples pode ser representada pela fórmula química ABO3. Uma das principais vantagens que a estrutura perovskita apresenta é o alto grau de flexibilidade em acomodar uma grande variedade de átomos nos sítios A e B, permitindo um maior controle das propriedades físicas e químicas do material e a manutenção de sua estrutura básica mesmo para altas concentrações de dopantes. Devido estas propriedades, estes materiais têm sido aplicados com sucesso como capacitores, varistores, fotoeletrodos, memórias ferroelétricas, sensores de gases, etc. Dentre a grande variedade de materiais apresentando estrutura perovskita, o titanato de estrôncio (SrTiO3, ST) é um dos materiais de estrutura mais conhecidos e estudados. A possibilidade da criação de defeitos na estrutura do composto ST através da inserção de dopantes pode levar a uma modificação significativa de suas propriedades físicas. Neste contexto, este projeto de tese de doutorado tem como objetivo a síntese e a caracterização de amostras de composição Sr1-xAxTi1-yByO3 (A=La; B= Fe, W) na forma de filmes finos e espessos para serem aplicados como sensores de gás. Para verificar o efeito dos dopantes nas propriedades do material, inicialmente, serão preparadas amostras na forma de pó através do método dos precursores poliméricos e hidrotermal assistido por microondas. Utilizando essas amostras como alvo, filmes finos e espessos serão sintetizados através do método de evaporação por feixe de elétrons e "sputerring". Medidas óticas e elétricas serão utilizadas para verificar o efeito da composição nas propriedades físicas das amostras bem como sua sensibilidade a detecção de diferentes tipos de gases.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIRUMALAIRAJAN, S.; MASTELARO, VALMOR R.; ESCANHOELA, JR., CARLOS A. In-Depth Understanding of the Relation between CuAlO2 Particle Size and Morphology for Ozone Gas Sensor Detection at a Nanoscale Level. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 6, n. 23, p. 21739-21749, DEC 20 2014. Citações Web of Science: 17.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Carlos Augusto Escanhoela. Síntese e caracterização do sistema nanoestruturado Sr1-XLaxTi1-yFeyO3: Aplicação como sensor de gás. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.