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Universitarização da formação docente, formadores de campo e profissionalização: um estudo no contexto francês

Processo: 11/01679-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 18 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Flavia Medeiros Sarti
Beneficiário:Flavia Medeiros Sarti
Pesquisador Anfitrião: Max Butlen
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université de Cergy-Pontoise, França  
Vinculado ao auxílio:08/54746-5 - Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço, AP.TEM
Assunto(s):Formação de professores   Profissionais do ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo educacional | formação docente | formadores de campo | práticas de acompanhamento | profissionalização do magistério | universitarização | Formação de professores

Resumo

A pesquisa focaliza o lugar que os professores dos anos iniciais da Educação Básica e seus saberes ocupam no movimento de universitarização da formação docente implementado em diversos países como dispositivo para a profissionalização do magistério (Bourdoncle, 2000). Tomando o contexto francês como referência, propõe-se a investigar o estatuto de formador atribuído a esses professores, ao atuarem como tutores de estagiários na universidade. Pretende, também, documentar seus modos de fazer na formação para o magistério que, na França, foi recentemente elevada ao nível de mestrado. Assim, o interesse pela economia da formação docente, especialmente em sua dimensão simbólica (Bourdieu, 1996), e pelas estratégias que seus agentes empregam para a obtenção de lucros alia-se, nesta pesquisa, à atenção às operações (de Certeau, 1994) realizadas pelos professores no desempenho das funções formativas que então lhes são atribuídas. Por esta via, o estudo objetiva problematizar as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e a profissionalização e, portanto, valorização do magistério. Tem-se em vista oferecer novos elementos para o aquecido debate que se estabelece internacionalmente sobre o lócus e o nível em que a formação docente deve ocorrer e sobre os agentes que dela devem se encarregar. Esta pesquisa integra o projeto "A Circulação Internacional de Modelos Educacionais. Perspectivas Comparadas (Brasil e França)", que reúne pesquisadores dos dois países para a investigação de práticas de circulação social de saberes. Tanto a investigação ora proposta quanto o projeto maior ao qual a mesma se vincula constituem desdobramentos do Projeto Temático "Programas especiais de formação de professores, educação a distância e escolarização: pesquisa sobre novos modelos de formação em serviço". (AU (AU)

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