Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento, ensaio e otimização in silico de novos protótipos inibidores da enzima acetilcolinesterase

Processo: 11/01328-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva
Beneficiário:Jonathan Resende de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem molecular

Resumo

O Mal de Alzheimer é a causa mais importante de demência em idosos: acomete 10% da população mundial com idade em torno dos 65 anos e atinge cerca de 50% dos indivíduos com mais de 85 anos. A progressão dos sintomas da doença está associada com modificações estruturais nas sinapses colinérgicas em determinadas regiões cerebrais e, consequentemente, à diminuição do potencial de neurotransmissão colinérgica. Desta forma, o aumento da capacidade de neurotransmissão colinérgica constitui o mecanismo fundamental dos fármacos utilizados para o tratamento do Mal de Alzheimer. Isto é possível através da inibição da enzima acetilcolinesterase (AChE), a qual atua nas sinapses colinérgicas do sistema nervoso central e periférico, sendo responsável pela interrupção da transmissão do impulso nervoso colinérgico através da hidrólise da acetilcolina. As pesquisas sobre a AChE têm aumentado devido a descobertas apoiando o envolvimento da enzima na formação do peptídeo ²-amiloide durante a patogênese do Mal de Alzheimer. É relatado que essa enzima pode ter um papel chave na aceleração da deposição das placas senis de peptídeo ²-amiloide que é tóxico para os neurônios. O objetivo é planejar, testar e otimizar propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas de novos compostos protótipos como futuros candidatos a fármacos em Mal de Alzheimer. Os potenciais inibidores serão selecionados de diversas bases de dados de compostos comerciais contendo propriedades de fármacos, utilizando diferentes estratégias de Química Medicinal Computacional.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Jonathan Resende de. Planejamento, ensaio e otimização in silico de novos protótipos inibidores da enzima acetilcolinesterase. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.