Busca avançada
Ano de início
Entree

Nos bastidores da ciência

Processo: 01/09491-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Marilia da Silva Franco
Beneficiário:Patricia Faria de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Conhecimento científico   Mídia audiovisual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencia | Cultura | Divulgacao Cientifica | Linguagem Audiovisual | Videos

Resumo

A ciência vem exercendo papel cada vez mais significativo e decisivo na vida diária. Entender e valorizar a ciência são fundamentais para que o indivíduo exerça seu papel de cidadão e apóie o desenvolvimento científico e tecnológico de seu país. Para tal, é necessário o estabelecimento de uma ponte entre o cientista e o leigo em linguagem acessível e livre dos tecnicismos comuns na fala científica. No entanto, o que muitas vezes ocorre é uma atuação imprecisa da divulgação científica, tanto através da exposição de conceitos incorretos quanto através da contribuição para a formação e/ou manutenção de estereótipos relacionados à ciência e ao cientista, os quais contribuem para criar um distanciamento entre a prática científica e a sociedade. São os objetivos deste projeto: pesquisar como tanto o conteúdo científico quanto as representações da ciência e do cientista foram e são abordados nas diversas mídias; estudar a melhor forma de exercer a divulgação científica no meio audiovisual; desenvolver uma publicação de divulgação científica em meio audiovisual que prime pela adequação de conceitos e linguagem, evitando a formação de estereótipos e o sensacionalismo inerentes à prática da divulgação científica na mídia convencional, e que funcione como recurso paradidático para alunos dos ensinos médio e fundamental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)