Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia comparativa e taxonomia de bivalves da Flórida, USA, e do Brasil, incluindo um esboço sobre filogenia da classe Bivalvia (Mollusca)

Processo: 05/00348-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Luiz Ricardo Lopes de Simone
Beneficiário:Lilian Duarte de Matos
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/02333-8 - Morfologia comparativa e taxonomia de bivalves da Flórida, USA e do Brasil, incluindo um esboço sobre a filogenia da classe Bivalvia (Mollusca), AP.R
Assunto(s):Bivalvia   Mollusca   Filogenia   Zoologia (classificação)   Morfologia animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atlantico Oeste | Bivalvia | Filogenia | Mollusca | Morfologia | Taxonomia | Bivalvia

Resumo

Tendo em vista que os bivalves são extremamente importantes economicamente e em biomassa, assim como representam o segundo maior grupo de moluscos, é de se estranhar que o conhecimento sobre sua morfologia e filogenia sejam ainda muito superficiais. Adicionalmente, as espécies que ocorrem na costa do Brasil são comumente identificadas como sendo as mesmas do Caribe e Golfo do México, entretanto, estudos de anatomia interna têm revelado que na maior parte dos casos que eventualmente sejam estudados, amostras de ambas as regiões representam, na verdade, espécies diferentes com concha similar. Visando contribuir para o estudo da morfologia dos bivalves, com o conhecimento de sua filogenia, assim como confirmar a identidade específica das espécies ocorrentes no Brasil, pretendo estudar comparativamente amostras provenientes tanto da Flórida (onde existe a maior parte das localidades-tipo), quanto do Brasil, levando em conta uma morfologia detalhada, que tem se mostrado suficiente para uma reavaliação taxonômica em moluscos. Pretende-se estudar por volta de 80 espécies, contando ambas as regiões. Aproveitar-se-á essa base de dados para realizar, pela primeira vez para bivalves, uma análise filogenética das espécies estudadas, com base em morfologia detalhada. Este resultado certamente contribuirá com o conhecimento sobre a filogenia da classe Bivalvia como um todo, uma vez que representantes de todas as principais subdivisões serão analisados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)