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Modelamento dos circuitos de lubrificação de motores de combustão interna

Processo: 05/03412-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marco Lucio Bittencourt
Beneficiário:Durval Duarte Júnior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13601-8 - Consórcio setorial em engenharia assistida por computador, AP.CON
Assunto(s):Fenômenos de transporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equacao De Reynolds | Lubrificacao | Mancais Hidrodinamicos | Motores De Combustao Interna | Termo-fluidos

Resumo

Para o adequado dimensionamento de componentes de motor dependentes da oferta de óleo lubrificante, as condições de contorno envolvidas precisam ser conhecidas. Especificamente para mancais de deslizamento, são necessários os valores da temperatura e pressão do óleo na entrada de cada mancal de deslizamento. A partir dessas informações, tais componentes podem ser analisados através de modelos matemáticos de simulação específicos.Esse projeto tem por objetivo desenvolver um programa de computador que modele o circuito completo de lubrificação de um motor de combustão interna em condições de operação. Os dados de entrada são: dimensões do circuito de lubrificação; curva de vazão da bomba de óleo em função de sua rotação; condições de operação típicas do motor. Os dados de saída são: vazão, temperatura e pressão do filme de óleo em qualquer ponto do circuito, em função da rotação do motor. (AU)

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