Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos dos focos hematopoéticos em embriões de ovos das serpentes Xenodon neuwiedii e Oxyrhops guibei (ophidia, Colubridae)e caracterização dos estágios de desenvolvimento embrionário.

Processo: 08/06085-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Ida Sigueko Sano Martins
Beneficiário:Magna Aparecida Maltauro Soares
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/58955-5 - Estudos dos focos hematopoeticos em embrioes de ovos das serpentes xenodon newiedii e oxyrhops guibei (ophidia, colubridae) e caracterizacao dos estagios de desenvolvimento embrionario., AP.R
Assunto(s):Serpentes   Hematopoese   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:embrião | foco hematopoético | hematopoese | Serpentes | hematologia e embriologia

Resumo

Os estudos de hematopoese em répteis são escassos e a fisiologia desse processo é pouco conhecida. Em serpentes, esses estudos são mais raros e iniciamos estudos sobre a hematopoese desses animais, principalmente em indivíduos adultos e filhotes, tornando importante e necessário um estudo na fase embrionária, quando os órgãos hematopoéticos são formados. Em serpentes ovíparas, os estágios de desenvolvimento são estabelecidos através de análise de morfologia externa e alguns utilizam também a osteologia, porém pouco se sabe sobre o desenvolvimento embrionário das serpentes. Em um dos poucos estudos de histologia de membranas extra-embrionárias há descrição da presença de vasos em estágios mais avançados do desenvolvimento embrionário, porém não há referência sobre a hematopoese. Desta forma, o objetivo do presente estudo é caracterizar os estágios de desenvolvimento embrionário e a formação dos focos hematopoéticos, tanto nas membranas extra-embrionárias quanto no embrião propriamente dito, durante diferentes fases de desenvolvimento embrionário das serpentes Xenodon neuwiedii e Oxyrhops guibei. Para isso, serão selecionados ovos dessas duas espécies com procedência conhecida e a biometria dos ovos será registrada em cada período. O estudo será realizado, a princípio, em cinco grupos de ovos, com tempo de ovipostura de 1-3, 15, 30, 60 e 90 dias. Para cada período serão utilizadas quatro ninhadas obtidas de diferentes fêmeas, onde dois ovos sadios de cada ninhada serão analisados, totalizando oito ovos por período de ovipostura. Dos dois ovos sadios de cada ninhada, um será seccionado e examinado ao microscópio esteroscópico, para identificação do estágio embrionário baseado em caracteres morfológicos externos e o outro ovo será fixado em solução de Bouin e processado de forma rotineira para inclusão em parafina e/ou historesina, para observação ao microscópio de luz. Os cortes histológicos serão utilizados para a caracterização dos focos hematopoéticos através da descrição morfológica das células sangüíneas em diferentes estágios de maturação. Técnicas de citoquímica e imunocitoquímica poderão ser utilizadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)