Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensinando a leitura a partir de diagnósticos orais (Projeto 2006/61047-20): produzindo uma ambiência de alfabetização (plano de atividade do bolsista)

Processo: 08/06545-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudemir Belintane
Beneficiário:Alcebiades Diniz Miguel
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/61047-0 - Ensinando a leitura a partir de diagnósticos orais, AP.EP
Assunto(s):Informática na educação   Ambiente virtual de aprendizagem   Jogos eletrônicos   Leitura   Oralidade   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | inconsciente | Leitura | oralidade | suporte eletrônico | Suportes gráfico | Alfabetização e leitura

Resumo

Conforme previsto no projeto 06/61047-0, será produzido um ambiente virtual que dê conta da heterogeneidade encontrada na primeira fase desta pesquisa. Será organizado um amplo acervo de textos orais, classificados de acordo com as dificuldades que detectadas na primeira fase da pesquisa. A intenção é que o ambiente virtual facilite a entrada na escrita por meio dos jogos linguageiros presentes nos textos de origem oral (parlendas, adivinhas, trava-línguas, conto acumulativos etc.). Ao permitir relações mais dinâmicas entre fala, escrita e imagem a partir de movimentos e relações hipertextuais, a ambiência pretende permitir ao aluno, sobretudo aos que não contaram com uma herança oral e um ambiente de letramento significativos, um ajustamento entre as habilidades linguageiras orais (que nas atividades deverão ser ampliadas e ressignificadas) com as demandas intersubjetivas da escrita. O bolsista contratado deverá fornecer suporte técnico na área de informática-educativa e dedicar seu trabalho na organização e dinamização do acervo de tal modo que ele possa ser utilizado por alunos e professores de acordo com um storyboard feito pelo Coordenador do Projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)