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Processo: | 09/00848-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico |
Data de Início da vigência: | 01 de fevereiro de 2009 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2009 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação |
Pesquisador responsável: | Marcelo de Carvalho Borba |
Beneficiário: | Ana Lucia Sanchez Panico |
Instituição Sede: | Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 05/60417-6 - Proposta para participação no Projeto TIDIA-Ae - Fase II, AP.TIDIA |
Assunto(s): | Educação matemática Educação digital |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Educação Matemática TIDIA-Ae | Educação Matemática |
Resumo O LDA GPIMEM-LIEM irá desenvolver as seguintes ações de aprendizagem na fase II do Projeto TIDIA-Ae: o Ambiente de Ação de Aprendizagem - Reflexões da prática docente no Ensino Superior, a qual se baseia em uma experiência de Formação Pedagógica realizada na UNESP e está organizada nos seguintes eixos temáticos: Fundamentos da Educação Superior, Epistemologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino Superior e o novo ambiente do Centro Virtual de Modelagem (CVM). A bolsista será responsável por conduzir essas duas ações aprendizagem, no tocante aos aspectos operacionais, educacionais, técnicos e científicos. Mais especificamente, a bolsista atuará junto ás equipes de desenvolvimento apresentando demandas, relatos de problemas, impressões, opiniões, a partir da experiência das ações aprendizagem. A bolsista passará por treinamento em metodologias básicas de gestão de projetos, operação das ferramentas, técnicas de levantamento de requisitos, testes e avaliação de software, além do acompanhamento e monitoramento do servidor. Descrição dos Objetivos: Quanto à gestão e ao levantamento de requisitos para o desenvolvimento das ações de aprendizagem, a bolsista deverá no período até março de 2009: * Testar o ambiente TIDIA-AE e suas novas versões apresentadas mensalmente, principalmente nas nossas ações aprendizagem nas categorias curso e não-curso; * Apresentar feedback e requisitos para os desenvolvedores sobre as ferramentas do ambiente TIDIA-AE; * Gerenciar o processo de definição dos requisitos a serem desenvolvidos no período. Esse processo envolve, além de usuários, toda a equipe do LDA; * Submeter a eventos científicos e a periódicos os resultados obtidos por meio do trabalho realizado no TIDIA-AE; * Acompanhamento e monitoramento do servidor. Quanto ao desenvolvimento colaborativo, a bolsista deverá participar das atividades atribuídas pelo Núcleo nos Grupos de Trabalho designados. No final de cada ano de projeto, a bolsista deverá participar da elaboração de um artigo geral sobre as ações de aprendizagem "Centro Virtual de Aprendizagem" e "Ação de Aprendizagem - Reflexões da prática docente no Ensino Superior". (AU) | |
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