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A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita

Processo: 09/16157-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Aparecida Pereira Lima Malta
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/51422-7 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, AP.EP
Assunto(s):Educação especial   Leitura   Escrita   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consultoria colaborativa | Educação Especial | Estratégias de Leitura e Escrita | inclusão escolar | Educação Especial

Resumo

Este projeto tem como objetivo elaborar e avaliar um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita a crianças e adolescentes com diferentes necessidades educacionais especiais: dificuldades de aprendizagem, deficiência mental e deficiência visual. A consultoria colaborativa será efetuada por meio de um trabalho em equipe envolvendo: coordenadora do projeto, professora/pesquisadora de Educação Especial, oito professores de Ensino Fundamental que trabalham com leitura e escrita e que têm alunos com diferentes necessidades educacionais especiais e gestores escolares. Dentre as várias disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino Fundamental, a leitura e escrita é apontada por eles como a mais difícil de trabalhar com pessoas com necessidades educacionais especiais e a mais fundamental, pois é a base para a aquisição de outros conhecimentos. Nesse sentido, por meio de uma metodologia de pesquisa-ação colaborativa, temos como objetivo investigar colaborativamente o problema, realizando ações no meio estudado. A relevância deste trabalho está em contemplar dois pontos críticos da escola pública brasileira: a carência de apoio ao professor da escola pública no processo de inclusão escolar e a grande defasagem na área de leitura e escrita de pessoas com necessidades educacionais especiais. Neste sentido, este trabalho aborda estes pontos importantes e oferece contribuições e subsídios para o estudo da consultoria colaborativa, que é uma área carente de pesquisas no país. (AU)

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