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Desenvolvimento de habilidades exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down.

Processo: 10/15804-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Mariana Martins dos Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/08004-0 - Desenvolvimento de habilidades exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down., AP.R
Assunto(s):Crianças   Manipulação   Exploração   Neuropediatria   Lactentes   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apreensão | crianças | Exploração | lactentes | manipulação | Sindrome de Down | Neuropediatria

Resumo

A emergência das habilidades de explorar, apreender e manipular objetos desempenha importante função no desenvolvimento perceptual e cognitivo da criança, pois expande o conhecimento sobre as propriedades físicas dos objetos e sobre suas funções, ampliando as oportunidades de exploração do ambiente e, conseqüentemente, a capacidade da criança em desempenhar ações funcionais. Condições que alterem as propriedades orgânicas, como a síndrome de Down (SD), possivelmente resultam em alterações no desenvolvimento das ações exploratórias e manipulativas. Diante disso, o presente estudo visa avaliar o desenvolvimento das ações exploratórias e manipulativas em lactentes e crianças com síndrome de Down, bem como a relação entre a habilidade exploratória precoce e o desempenho cognitivo e em ações manipulativas posteriores. Serão avaliadas 14 crianças, sendo sete com desenvolvimento típico e sete com SD em dois momentos: a partir da aquisição da habilidade do alcance manual (Estudo 1), quando será avaliado seu desempenho em ações exploratórias, e aos 26 meses de vida, quando será avaliado o desempenho cognitivo e a o desempenho em ações manipulativas (Estudo 2). No Estudo 1, os lactentes serão posicionados em uma cadeira e serão apresentados quatro objetos com propriedades físicas distintas, a fim de classificar o tipo de ação exploratória realizada pelos lactentes. No Estudo 2, as crianças serão inicialmente avaliadas utilizando-se a Bayley Scales of Infant and Toddler Development-Third edition (BSITD-III), com a aplicação dos itens da dimensão cognitiva. Em seguida, as crianças serão posicionadas em uma cadeira para avaliação das ações manipulativas, que serão filmadas por quatro câmeras. Serão apresentados dois objetos, um pequeno (cereal comestível, com 1 cm de diâmetro), e um grande (esfera de isopor, com 12,5 cm de diâmetro), e os movimentos de apreensão serão reconstruídos tridimensionalmente para análise das variáveis cinemáticas (abertura da mão e tempo de abertura), que indicarão a capacidade da criança em realizar ajustes antecipatórios no movimento. Por fim, será apresentada uma tarefa de encaixe de objetos de formas geométricas diversas (cilindro, quadrado, retângulo, elipse, triângulo eqüilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno), com o objetivo de verificar a capacidade da criança em ajustar a orientação vertical e horizontal dos objetos a fim de obter sucesso na tarefa. Quatro câmeras digitais registrarão a avaliação das ações manipulativas, para posterior análise cinemática e qualitativa. Considera-se que caracterizar o desempenho de lactentes com SD em habilidades exploratórias, manipulativas e cognitivas, bem como as relações entre estas, é fundamental para compreender a estrutura e função do corpo de crianças com SD, bem como identificar suas capacidades em atividades funcionais.

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