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Condições de trabalho e indicadores de saúde: possíveis correlações com práticas educativas de professores e repertório comportamental de alunos.

Processo: 10/11672-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nilson Rogério da Silva
Beneficiário:Débora Mendes Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento de alunos | condições de trabalho e saúde | indicadores de burnout | práticas educativas | saúde do professor

Resumo

Os professores têm sido estudados em diferentes países, com variadas formas de investigação do impacto do exercício profissional no cotidiano dos mesmos, considerando aspectos físicos, emocionais, fatores físicos do ambiente e organizacionais e infra-estrutura escolar. Tais fatores, muitas vezes, estão relacionados a processos de adoecimento de professores. Contudo, o impacto também pode recair sobre os alunos, nesta complexa relação professor-aluno. Existem professores com bom repertório de competências e habilidades profissionais e sociais e com elevado grau de responsabilidade com seu trabalho. Por outro lado, não se pode negar a existência de professores com preparação insuficiente para dar conta das demandas da profissão como o domínio de conteúdo e procedimentos de docência, cultura geral e bom senso pedagógico, além do repertório necessário para estabelecer interações sociais satisfatórias. As interações sociais que beneficiam tanto professores quanto alunos podem ser garantidas conforme as habilidades sociais que ambos interlocutores emitem. Observa-se uma escassez de pesquisas que buscam estabelecer possíveis correlações entre repertório de habilidades do professor e impactos para a sua saúde. O presente estudo tem por objetivo investigar correlações entre diferentes variáveis: condições de trabalho do professor, indicadores de burnout, práticas educativas do professor e o repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento dos alunos. Participarão da pesquisa 100 professores do ensino regular em turmas com a inserção de alunos com necessidades educacionais especiais e/ou em salas de recursos multifuncionais que participam de um curso de aperfeiçoamento na modalidade de ensino à distância (EAD). Para a coleta de dados serão utilizados quatro instrumentos: 1) percepção dos professores sobre o trabalho docente; 2) Maslach Burnout Inventory -MBI; 3) Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores e 4) Inventário de Comportamentos Pró-sociais. Os dados serão analisados com estatística descritiva (média e desvio padrão) para cada instrumento de forma a apresentar dados quantitativos e qualitativos da amostra estudada. Em um segundo momento serão computados escores totais para cada um dos instrumentos, conforme instruções próprias de cada um deles, e então serão conduzidas correlações (Teste Spearman) de forma a testar as hipóteses previstas no estudo relacionando as variáveis previstas. Os resultados serão organizados em Figuras e Tabelas.Palavras-chave: condições de trabalho e saúde de professores; indicadores de burnout; práticas educativas

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