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Avaliando a percepção de desempenho da colaboração em função dos papéis desempenhados pelos consumidores

Processo: 11/02454-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Fernando José Barbin Laurindo
Beneficiário:Kumiko Oshio Kissimoto
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conhecimento   Tecnologia da informação   Consumidor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aceitação | Colaboração | Conhecimento | consumidor | Tecnologia da Informação | Gestão Da Tecnologia Da Informação

Resumo

A internet introduziu uma nova economia - a economia da era digital. Popularmente chamada de e-commerce ou comércio eletrônico, esta modalidade trouxe profundas mudanças nas organizações, estruturas de mercado e no comportamento do consumidor. A nova economia está fortemente vinculada aos conceitos de globalização e virtualidade das organizações. A globalização pode ser entendida como a internacionalização dos relacionamentos, que com a internet, a sua abrangência foi ampliada. A virtualidade das organizações, ou organização virtual, é um fenômeno que somente é possível devido à internet. No centro destas transformações encontra-se o cliente, que busca cada vez mais a construção de uma experiência personalizada que lhe agregue valor no momento da compra através de uma maior interatividade com as empresas. Três tendências-chaves determinam a forma dos consumidores se relacionarem com as organizações e entre si - Colaboração, Conectividade e Computação. Através de duas abordagens, a saber, o survey e um estudo de caso, pretende-se investigar como estas três tendências-chave estão influenciando a estratégia de personalização nas empresas de e-commerce. Com o survey, pretende-se fazer um levantamento empírico dos fatores que têm influenciado a personalização nas empresas brasileiras com o objetivo de refinar a teoria. O estudo de caso tem o objetivo de realizar uma análise em profundidade, em empresas selecionadas, para compreender como os fatores identificados durante o survey têm impactado a estratégia das empresas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KISSIMOTO, Kumiko Oshio. Colaboração aberta nas empresas e o desempenho organizacional.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.