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Propriedades mecânicas de concreto com borracha

Processo: 11/08072-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Maria da Consolação Fonseca de Albuquerque
Beneficiário:Fábio Maniero Dalla Villa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concreto borracha | Propriedades mecânicas | materiais para pavimentos

Resumo

Com aumento do número de pneus fabricados, está se agravando cada vez mais o problema do descarte. No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), determina que para cada quatro pneus novos fabricados ou importados as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a cinco pneus inservíveis. Os pneus têm sido usados para diversas aplicações, entre elas tem sido triturado e inserido no concreto. Tem sido observado que o aumento do teor de borracha adicionada ao concreto, diminui a resistência, porém a deformação na ruptura aumenta, o que significa que este material apresenta comportamento mais dúctil que o concreto, sendo capaz de absorver maior energia. Isso é muito importante em pavimentação, pois um material com esse comportamento, mais dúctil, apresenta maior dificuldade à propagação catastrófica da trinca (menor probabilidade de fadiga) e consequentemente aumentam a vida útil do pavimento. Pretende-se, neste trabalho, estudar a influência da adição de borracha de pneu reciclado no comportamento mecânico do concreto, para fins de uso em pavimento, avaliando o módulo de elasticidade, quantidade de deslocamento da máquina na ruptura e tensão de ruptura, em compressão, para concreto convencional e com borracha, variando-se o consumo de cimento do concreto borracha, até que este alcance a resistência do concreto convencional.

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