Busca avançada
Ano de início
Entree

Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia

Processo: 11/07728-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joao Zanetic
Beneficiário:Alexandre Bagdonas Henrique
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/02218-3 - História da cosmologia relativística e controvérsias sobre a natureza da ciência, contribuições para o ensino de ciências, BE.EP.DR
Assunto(s):Filosofia da ciência   História da ciência   Cosmologia (filosofia)   Didática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosmologia | Filosofia da ciência | História da ciência | natureza da ciência | Sequências didáticas | Ensino de Física

Resumo

Nessa pesquisa pretendemos investigar quais aspectos da natureza da ciência podem ter grande potencial para serem discutidos em sequências didáticas sobre história da cosmologia. Para isso, vamos estudar obras envolvendo controvérsias sobre a natureza da ciência, selecionando os aspectos mais relevantes para a educação básica. Em seguida, vamos investigar quais destes aspectos podem ser discutidos especificamente na cosmologia, a partir de estudos de sua história. Assim, pretendemos criar subsídios para o planejamento de aulas tanto na formação de professores quanto para alunos do ensino médio. Após esse estudo teórico, vamos investigar a viabilidade de realização destas discussões propostas em aulas do ensino médio, criando algumas sequências didáticas sobre cosmologia para discutir aspectos da natureza da ciência. Durante a aplicação das sequências, vamos investigar como uma abordagem histórico-filosófica que mostra a ciência como construção humana afeta a motivação dos estudantes para aprender ciências, avaliando o risco de induzir concepções relativistas ingênuas sobre a natureza da ciência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)