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Instalacoes hipermediaticas de peter greenaway. re-significacoes pictorico-cineticas para as nove pinturas classicas.

Processo: 11/50587-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Ernesto Giovanni Boccara
Beneficiário:Rosa Cohen
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hibridismo   Instalações   Arte contemporânea   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Contemporanea | Cinema E Pintura | Hibridismo | Hipermediacoes | Instalacao | Multimeios

Resumo

Realização de pesquisa de pós-doutoramento sobre as mais recentes produções híbridas do artista contemporâneo Peter Greenaway: "Nine Classic Paintings" (Nove Pinturas Clássicas). Peter Greenaway, pintor, cineasta e artista multimeios, vem experimentando, desde o ano de 2006, ocasião de homenagem aos 400 anos do pintor barroco, Rembrandt van Rijn, uma nova modalidade instalativa, a partir da tela de 1642, "Nightwatching" (Ronda Noturna). A apresentação hipermediática de Peter Greenaway no Rijksmuseum e mais tarde em outros locais é uma das nove telas, dentre nove pintores eleitos, pertencente ao seu projeto instalativo. Até o ano de 2009 instalou e entreviu em reproduções das pinturas "The Last Supper", A Última Ceia, de Leonardo da Vinci e "Wedding at Cana" (Bodas em Canaã) de Paolo Veronense, em Milão, Veneza e outras cidades do mundo. Após essas apresentações Greenaway realizaram as longas "Nightwatching" e "Le Mariage" como seus interpretantes fílmicos. Pretende realizar médias e longas-metragens após o término das novas instalações. "Las Ninas" (As Meninas), do pintor Diego Velásquez, "Guernica" de Pablo Picasso e uma tela de Jackson Pollock são referências para as próximas "orquestrações multimídias" do artista contemporâneo. Proposta de acompanhamento e investigação, até o término das nove instalações, das convergências, homologações e conversões de meios e linguagens utilizados pelo artista, para análise e compreensão das significações tanto do tecido híbrido produzido, como de suas significações no contexto da arte contemporânea. (AU)

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