Busca avançada
Ano de início
Entree

"Síntese, caracterização e aplicações das sílicas nanoporosas ordenadas e réplicas de carbono a partir da estratégia de nanomoldagem utilizando lignina como agente modificador e fonte de carbono"

Processo: 11/03072-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Silvia Helena Pires Serrano
Beneficiário:Luís Carlos Cides da Silva
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lignina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrodos Modificados e Biossensores | Estudos de adorção de Metais | FDU-1 e SBA-15 | ligninas | Réplica de Carbono | Silica Nanoporosa Ordenada | Novos materiais em Eletroanálise

Resumo

Esse projeto consistirá na Síntese, caracterização e aplicações das sílicas nanoporosas ordenadas e réplicas de carbono a partir da estratégia de nanomoldagem utilizando lignina como agente modificador e fonte de carbono. Os materiais de estrutura hexagonal do tipo SBA-15 e cúbica do tipo FDU-1 serão sintetizados, em meio ácido, utilizando como fonte de sílica o tetraetilortosilicato (TEOS) e como moldes os copolímeros tribloco P-123 (PEO-PPO-PEO) da Basf e e Vorasurf 504® (PEO-PBO-PEO) da Dow Chem. As modificações por impregnação serão feitas utilizando lignina em proporções previamente estabelecidas a fim de se construir uma coluna de pré-concentração para retenção dos íons metálicos Cu2+, Cd2+, Pb2+ e Ni2+. As amostras serão caracterizadas pelas técnicas de TG/DTG, SAXS, isotermas de adsorção de N2 e microscopia eletrônica de transmissão. Na síntese das réplicas de carbono pelo processo de nanomoldagem serão utilizadas sílicas nanoporosas ordenadas do tipo SBA-15 (Hexagonal) e FDU-1 (Cúbica). A caracterização dos materiais obtidos será efetuada por TG/DTG, SAXS, Isotermas de adsorção de N2 e microscopia eletrônica de transmissão. As amostras serão ativadas em forno tubular a uma temperatura de 800 ºC sob atmosfera dinâmica de N2 a uma vazão de 200 mL min-1 e posterior estudo de adsorção dos íons metálicos Cu2+, Cd2+, Pb2+ e Ni2+. As determinações dos íons serão realizadas por métodos voltamétricos. As réplicas de carbono serão utilizadas como suporte na imobilização de enzimas e de metalocenos para posterior construção de biossensores e sensores biomiméticos. Os eletrodos (biossensores e sensores biomiméticos) serão caracterizados usando técnicas eletroquímicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)