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O efeito de superfície: tecnicidade, sociogênese e compatibilidade entre a polca, o rasqueado e o chamamé

Processo: 11/05781-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Pedro Peixoto Ferreira
Beneficiário:Rainer Miranda Brito
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Viola (instrumentos musicais)   Instrumento musical de corda   Ritmo (música)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compatibilidade | Gilbert Simondon | Rasqueado | Tecno-estética | Viola | Antropologia da Técnica

Resumo

Pretende (bem como propõe), este projeto, aprofundar a investigação das condições de produção sonoras enquanto evento de sociogênese transumana à luz das extensas contribuições teóricas de Gilbert Simondon sobre objeto técnico, invenção, individuação e compatibilidade. Ancorando-se no escopo analítico da tecnicidade a encontrar novos modos de operação antropológica para (re)pensar a interface, e o acoplamento, instrumento-instrumentista nos casos rítmicos da polca paraguaya, do rasqueado e do chamamé. Ritmos conjugados sob instrumentos diversos, tais como a viola brasileira, o acordeom/bandoneon e o violão nas regiões interioranas do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas cidades de Luque (Paraguay) e Corrientes (Argentina). E, no entanto, não só agenciados como intermédios de um motivo estético, mas atuantes também como cimento de uma tecno-estética capaz de secretar variações compatíveis de onomásticas, materiais e sons. Evocando assim certa metodologia de investigação dos processos de associação aspirante a uma etnografia material das conduções sonoras instrumentais de violas, acordeons e violões. E, como apoio de método, usar recursos audiovisuais para registro dos instrumento-instrumentistas, diagramações vetoriais das conduções técnicas e descrições intensas realizadas de maneira monográfica. O que, a partir da gênese associativa instrumento-instrumentista e de seus ambientes técnico-associados, suscita agregar à proposta o conceito de ritmo, e não de gênero musical, enquanto instância analítica principal dos processos de associação e modulações ambientais entre humano (instrumentista) e não humano (instrumento). (AU)

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