Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de nanopartículas semicondutoras de ZnSe com superfície hidrofílica através de método baseado na Química Verde

Processo: 10/13735-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Alexandre Henrique Pinto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotecnologia   Fotoluminescência   Coloides   Química verde

Resumo

Esse projeto foi elaborado para ser executado em 24 meses, como parte fundamental do curso de mestrado de Alexandre Henrique Pinto, aluno de graduação em Bacharelado em Química Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química da UFSCar. O tema desse projeto é a síntese, caracterização de propriedades fotoluminescentes e a análise da cinética de crescimento de nanopartículas semicondutoras de seleneto de zinco (ZnSe) solúveis em meio aquoso. O procedimento experimental será totalmente realizado em meio aquoso, eliminando a necessidade de solventes de natureza hidrofóbica, os quais geralmente requerem temperaturas superiores a 250°C para a síntese de nanopartículas semicondutoras de tamanho inferior a 10 nm. De modo a gerar nanopartículas com superfície hidrofílica, serão empregados como agentes estabilizantes o ácido ascórbico e o ácido 3-mercaptopropanóico, permitindo assim, analizar a influência de diferentes grupos funcionais estabilizantes das nanopartículas nas propriedades como absorção na região UV-vis e de emissão fotoluminescente. Espera-se que sejam obtidas partículas de tamanho inferior a 10 nm, dentro do regime de confinamento quântico, monodispersas, não aglomeradas e de morfologia esférica, o que permitirá um estudo detalhado da evolução do crescimento delas em meio reacional. Os trabalhos experimentais serão conduzidos prioritariamente no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica, do Departamento de Química da UFSCar (LIEC-DQ-UFSCar), com o apoio do CEPID/CMDMC FAPESP 98/14324-0 e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Ciência dos Materiais e Nanotecnologia. No entanto, estão previstos também trabalhos que envolvam a infraestrutura do DQ-UFSCar e do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar (LCE-Laboratório de Caracterização de Estruturas). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARANTES, TATIANE M.; PINTO, ALEXANDRE H.; LEITE, EDSON R.; LONGO, ELSON; CAMARGO, EMERSON R. Synthesis and optimization of colloidal silica nanoparticles and their functionalization with methacrylic acid. COLLOIDS AND SURFACES A-PHYSICOCHEMICAL AND ENGINEERING ASPECTS, v. 415, p. 209-217, DEC 5 2012. Citações Web of Science: 14.
PINTO, ALEXANDRE HENRIQUE; LEITE, EDSON ROBERTO; LONGO, ELSON; DE CAMARGO, EMERSON RODRIGUES. Crystallization at room temperature from amorphous to trigonal selenium as a byproduct of the synthesis of water dispersible zinc selenide. Materials Letters, v. 87, p. 62-65, NOV 15 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.