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Apoio Técnico ao Laboratório de Biologia Molecular e Bioquímica

Processo: 11/12193-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Fernanda Canduri
Beneficiário:Carlos Vitor dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/05000-8 - Estudo das quinases dependentes de ciclinas humanas envolvidas na regulação transcricional, AP.JP
Assunto(s):Química de macromoléculas   Proteínas quinases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contribuição técnica | Proteínas quinases | Química de macromoléculas

Resumo

A linha de pesquisa compreende o estudo das Quinases Dependentes de Ciclinas(CDKs) humanas envolvidas na regulação transcricional. As CDKs compreendem umafamília de proteínas que podem ser subdivididas em dois grupos funcionais majoritáriosbaseados na sua função no ciclo celular e/ou controle transcricional. Já foramidentificadas 13 CDKs humanas. A CDK2 é o membro melhor caracterizado, funcional eestruturalmente, e as CDKs 7-11 são importantes proteínas envolvidas na regulação datranscrição. A CDK9 foi recentemente clonada e expressa em E. coli, e as CDKs 8, 10 e11 estão sendo clonadas e expressas para serem isoladas, com o objetivo de seconhecer a relação entre a estrutura e função celular. Para isso, as CDKs serãobioquimicamente caracterizadas e ensaios da atividade enzimática na presença deinibidores serão realizados, bem como análises de sua estrutura secundária e terciária. Oestudo das CDKs envolvidas na regulação transcricional irá contribuir para oentendimento da sua relação com oncogenes e supressores de tumor. A linha depesquisa foi implementada no Instituto de Química de São Carlos/USP há um ano,ocasião da inauguração do Laboratório de Biologia Molecular e Bioquímica, coordenadopelos Profs. Drs. Fernanda Canduri e Júlio César Borges, e conta com a participação dealunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento do projeto.

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