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Avaliação de professores da educação básica no Brasil

Processo: 11/10026-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Beneficiário:Nathalia Cassettari
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da educação   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação de professores | política educacional | qualidade da educação | Qualidade docente | Avaliação de Professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as perspectivas de avaliação e de qualidade docente que têm sido privilegiadas pelas iniciativas brasileiras de avaliação de professores implantadas pelos sistemas estaduais de educação, além de verificar, por meio de estudo de um caso, as implicações da adoção de tais perspectivas. A avaliação de professores ganha destaque num contexto de busca pela melhoria da qualidade da educação em que o trabalho docente aparece como fator essencial para a garantia dessa qualidade. Dentre as diferentes maneiras possíveis de conduzir o processo avaliativo e utilizar os seus resultados, destacam-se os modelos fundados sobre uma matriz mais democrática e participativa que enfatizam a função formativa do processo avaliativo, e modelos orientados por uma lógica que se aproxima à do mercado, uma vez que enfatiza a competição entre professores e escolas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSETTARI, Nathalia. Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.