Busca avançada
Ano de início
Entree

Polêmicas e debates sobre as mudanças climáticas globais: um olhar geográfico sobre os discursos e os atores

Processo: 11/04548-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:João Lima Sant'Anna Neto
Beneficiário:Paulo Cesar Zangalli Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Clima

Resumo

A ciência caminha diante de um debate sobre as previsões nada animadoras feitas pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), que revelaram possíveis cenários de catástrofes nunca antes imaginadas, alegando que o futuro sombrio do planeta está diretamente relacionado com as emissões de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, principalmente o CO2 (dióxido de carbono). Diante dessas constatações surgiram vertentes que contrariam as previsões feitas pelos modelos, afirmando que além destes serem falhos não consideram a variabilidade natural do clima. Paralelo a esse debate surgem atores e discursos políticos, econômicos, midiáticos que atuam na consolidação de verdades sobre as mudanças climáticas globais. O objetivo desta pesquisa, portanto, é compreender a relação entre a ciência, a política e a mídia, estudando os discursos produzidos pelos atores sociais envolvidos na construção e na divulgação dos conceitos que abordam as questões das mudanças climáticas, e do Aquecimento Global. Para que seja possível atingir tais objetivos, buscaremos analisar periódicos científicos de âmbito tanto nacional quanto internacional, além de notícias em jornais diários e revistas semanais. Para cotejar o discurso político buscaremos analisar os tratados ambientais e as ações governamentais que se inserem no debate das mudanças climáticas. Assim, confrontando os discursos se torna possível lançar um olhar geográfico sobre as mudanças climáticas globais, a fim de compreender como estas questões interferem na produção do espaço e na gestão do território (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, Paulo Cesar Zangalli. Entre a ciência, a mídia e a sala de aula : contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais. 2013. 148 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.