Busca avançada
Ano de início
Entree

Período pós-parto: práticas de escolha para o autocuidado da mulher

Processo: 11/04010-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Neide de Souza Praça
Beneficiário:Nayara Girardi Baraldi
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde materno-infantil   Saúde da mulher   Período pós-parto   Puerpério
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autocuidado | Competência Cultural | cultura | Período Pós-parto | Pesquisa Qualitativa | Saúde da mulher | Saúde Materna e da Mulher

Resumo

O puerpério é o período iniciado com o término do parto, após a dequitação placentária, sua finalização não tem temporalidade definida, mas configura-se entre 6 ou 8 semanas após seu início. Esse período é marcado fisiologicamente pela involução gravídica, responsável por retornar o organismo materno às condições pré-gravídicas e, uma fase de modificações sociais e psicológicas intensas que acabam tornando as puérperas vulneráveis, o que exige uma maior atenção por parte dos profissionais e familiares envolvidos nos cuidados desta. Porém, o período pós-parto, só tem sido tratado com maior relevância nos estudos científicos e nos cuidados dos profissionais de saúde quando desviado da normalidade; ou seja, se estabelecido um padrão patológico. Frente á esse descaso do profissional que pauta seu discurso no padrão biomédico, as puérperas preferem buscar ajuda nas redes sociais e no contexto familiar. A prática profissional ainda mostra que as crenças no autocuidado da puérpera têm relevância em seu cotidiano e, muitas vezes se sobrepõe às orientações recebidas na instituição de saúde. Sendo assim, mesmo com o expressivo avanço científico e, dos meios de comunicação, parecem não exercer influência sobre as práticas de autocuidado da mulher durante o puerpério. Frente à situação exposta, o desenho deste estudo foi gerado com abordagem qualitativa, e objetivo geral de compreender as práticas de autocuidado da mulher no período pós-parto. Como referencial de análise, empregar-se-á o Modelo de Competência Cultural de Purnell e o Discurso do Sujeito Coletivo como método de tratamento e apresentação dos dados, que serão obtidos com entrevistas individuais, realizadas com mulheres no pós-parto. Espera-se, ao final do estudo, contribuir com as instituições ligadas à área da saúde materna e também, à academia, apontando caminhos para a assistência biossociocultural da puérpera. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARALDI, Nayara Girardi. Período pós-parto: práticas de cuidado adotadas pela puérpera. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem (EE/SBD) São Paulo.