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As avaliações oficiais e o conteúdo dos cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo

Processo: 11/13118-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Helena Christofoleti
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50617-6 - A nova proposta curricular do estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Material didático   Política educacional   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Metodologia de ensino | política educacional | prática docente | Educação

Resumo

Nas reformas curriculares recentes, tem sido enfatizada a necessidade de avaliação do rendimento escolar através de provas objetivas, como forma de avaliar a qualidade de ensino. Em consonância com esta ideia, o governo propõe a avaliação dos estudantes do Ensino Fundamental do estado de São Paulo por provas no sistema avaliativo denominado SARESP. Além disto, o governo apresenta uma proposta curricular com Cadernos Pedagógicos que viabilizam sua implementação em sala de aula, para cada disciplina escolar. Com a proposta de um currículo comum, o governo busca, conforme os documentos oficiais, homogeneizar o conteúdo oferecido nas escolas, como também padronizar formas de trabalho com estes conteúdos na rede estadual. Em uma perspectiva crítica, este ajuste, como hipótese, visa tornar o conteúdo escolar compatível com o que será cobrado nas provas do SARESP, aumentando os índices de bons resultados nas provas. Cabe saber quais questões estão sendo solicitadas, se são as mesmas ou semelhantes às dispostas nos Cadernos, se prezam a reflexão e contextualização, qual a profundidade e criticidade dos conteúdos solicitados, comparando o que é proposto para ser dado em aula e o que é cobrado nas avaliações oficiais, que podem, artificialmente, elevar os índices de bons resultados, uma vez que a educação geral, como processo de desenvolvimento pleno do ser humano, dificilmente pode ser avaliada em provas. O projeto envolverá participação do bolsista no grupo de estudos a ser formado na escola e bem como a divulgação, em sua escola, dos resultados do estudo e organização e coleta de dados oficiais e estudos sobre regulações do trabalho docente em países da América latina. Este bolsista participará de estudos e da organização, como equipe co-gestora e com os proponentes, de reuniões a fim de colaborar para a formação continuada e melhoria do trabalho docente na escola. Descrição dos Objetivos: Analisar o conteúdo de provas recentes do SARESP em todas as disciplinas e comparar as de Ciências com o conteúdo apresentado nos Cadernos de Ciências (uma disciplina como parâmetro), visando identificar se a preparação para as provas ocorre de forma a direcionar o estudante nas respostas. Discutir esta forma de avaliar o rendimento escolar em vista da formação plena do sujeito e da necessidade de adequação e contextualização dos conteúdos e formas de ensino pelos professores para promover a aprendizagem. Inferir áreas não contempladas e conhecimentos não alcançados por esta forma de avaliação. Foi escolhida uma escola para aprofundar o campo de estudos: Abigail Azevedo Grillo, na qual 5 professores farão parte da equipe co-gestora da pesquisa na escola e responsável, junto com a equipe proponente, de envolver os demais professores no projeto. Serão responsáveis por formar e coordenar, com a supervisão e orientação dos proponentes, Grupos de Estudo entre os professores sobre a nova Proposta Curricular e analisar os Cadernos, bem como discutir o impacto da proposta no trabalho docente mediante estudo de textos, buscando desenvolver formas de construção de uma escola responsável por um trabalho diferenciado e de qualidade, com oficinas de formação para o desenvolvimento de atividades junto aos alunos. Esta equipe de bolsista EP deverá articular o andamento dos trabalhos e refletir sobre seus resultados com a colaboração do corpo docente e coordenação da escola. Também zelará pela organização e manutenção dos materiais do projeto acomodados na escola durante a vigência deste, especialmente os de laboratório. Auxiliará todo o corpo docente na análise dos Cadernos e do SARESP, bem como na interpretação da nova política educacional e suas implicações na regulação do trabalho. Realizará apresentação e discussão de artigos de pesquisa. (AU)

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