Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa da idade através da análise cronológica de mineralização dos dentes permanentes na população brasileira: comparação entre as metodologias de Demirjian e a preconizada por Nicodemo, Moraes e Médici.

Processo: 11/09315-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Rogério Nogueira de Oliveira
Beneficiário:Aline Yumi Uezono
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Odontologia legal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Demirjian | Dentes | estimativa da idade | Nicodemo | Odontologia Legal | Odontologia Legal

Resumo

Durante a fase de desenvolvimento humano, variações biológicas no crescimento e desenvolvimento das raízes dentais são observadas, resultando em diferentes graus de maturação. Com a análise clínica e investigação radiográfica dos dentes é possível realizar a estimativa de idade. Diversos métodos foram elaborados para serem aplicados em diversas populações do mundo todo, porém nem todos são aplicáveis a uma determinada população; como no Brasil, onde há heterogenicidade biológica, metodologias estrangeiras não resultam em grande eficácia ao se estimar a idade. Na década de 70, Nicodemo, Moraes e Médici sugeriram um método no qual a estimativa valia-se do uso de tabelas e índices de correção para a população brasileira. Tendo em vista que nos últimos anos novos métodos de estimativa de idade através do desenvolvimento dentário têm sido aplicados em todo o mundo, como por exemplo o método de Demirjian, ora há que se saber se este método se aplica a população brasileira e se possui maior precisão do que o método de Nicodemo, Moraes e Médici atualmente utilizado no Brasil. Propõem-se com este estudo, a aplicação desta metodologia, em indivíduos brasileiros que estejam na faixa etária de desenvolvimento, afim de compararmos os resultados obtidos com a tabela preconizada por Nicodemo, Moraes e Medici.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)