Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos usos do território no município de São Paulo: o consumo de energia elétrica pelo circuito inferior da economia e a geração de trabalho e renda.

Processo: 11/10049-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Antonio Cataia
Beneficiário:Ana Paula Mestre
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Energia elétrica   Uso do território   Município   Periferia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circuito inferior da economia | Dois circuitos da economia | Energia Elétrica | município | Periferia | Uso do Território | Geografia Humana

Resumo

Objetivamos investigar o uso produtivo da energia elétrica pelas parcelas mais pobres da população paulistana, tendo como foco teórico o circuito inferior da economia urbana. Escolhemos essa variável tecnológica da urbanização com o intuito de problematizar traços do subdesenvolvimento ligados às sucessivas modernizações da cidade. De maneira geral, o aumento da produção de energia elétrica é estimulado pelos circuitos superiores da economia, mas desse estímulo também resultam formas menos capitalizadas de trabalho e com baixo nível tecnológico. Considerando a dinâmica urbana na sua totalidade, o acesso à energia elétrica é açambarcado pela renda, o que por sua vez, inibe a obtenção e uso mais amplo de equipamentos elétricos, ao mesmo tempo em que promove forte improvisação no consumo final e produtivo da energia pelos circuitos inferiores. Assim, investigaremos como tal uso, ao mesmo tempo em que diferencia a produção na periferia também é condicionado pelos fatores de concentração e dispersão geográficos. A renda gerada pelas divisões do trabalho "de baixo", de pequenos comerciantes e "trabalhadores por conta própria" nos interessa para compor o que parece residual às estatísticas oficiais, às políticas públicas e ao controle direto das empresas do macro circuito de energia elétrica, justamente aquelas responsáveis pela produção, distribuição e comercialização da energia. Abordaremos a formação sócio-espacial brasileira quanto à produção e consumo de energia e, a partir disso, refletiremos sobre a estruturação e a reprodução do circuito inferior na cidade de São Paulo, subsistema criado pela urbanização do mundo pobre.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESTRE, Ana Paula. Sentidos da modernização na periferia da metrópole: o consumo de energia elétrica na economia dos pequenos em Heliópolis-SP. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.