Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem de plantas provenientes do Pantanal Brasileiro com atividade antimicrobiana contra Enterobactérias e Pseudomonas spp.

Processo: 11/10767-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fernanda Lourenção Brighenti
Beneficiário:Jackeline Alves Prado
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Medicamentos fitoterápicos   Enterobacteriaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enterobactérias | Fitoterápicos | Pseudomonas spp | Microbiologia Odontológica

Resumo

A riqueza da flora do Pantanal brasileiro faz com que a vegetação seja um dos principais recursos naturais explorados pelo homem nesta área. Bactérias da família Enterobacteriaceae e do gênero Pseudomonas podem atuar como patógenos oportunistas em uma ampla variedade de infecções humanas. Estas bactérias não são residentes da microbiota bucal humana, mas podem colonizá-la transitoriamente e agir como co-fator na periodontite destrutiva, através da produção de enzimas e toxinas. Esses micro-organismos também podem atingir a corrente sanguínea e induzir septicemia em pacientes debilitados. O objetivo desse trabalho é avaliar o efeito antimicrobiano de plantas provenientes do Pantanal sobre amostras clínicas de enterobactérias e Pseudomonas spp. isoladas da cavidade bucal de pacientes saudáveis. Os extratos serão preparados a partir de folhas provenientes de 10 plantas coletadas no Pantanal, que serão secas e pulverizadas. Serão preparados 60 extratos variando-se os solventes (água, etanol 70o, etanol 99o ou hexano), ou a temperatura de extração (extratos aquosos: 100oC, 55oC ou 25oC; extratos orgânicos: 25oC), na proporção pó/solvente de 1:20 (massa/volume). A triagem inicial será realizada com as cepas de referência Escherichia coli ATCC 23922 e Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 através do teste de difusão em ágar. Os extratos mais ativos terão sua concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM) determinadas através da técnica de microdiluição em placas de 96 poços, utilizando isolados bucais utilizando as cepas de referência e 50 isolados bucais de Enterobactérias / Pseudomonas spp provenientes de pacientes saudáveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)