Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sensor potenciométrico para determinação de potássio em microemulsão de biodiesel

Processo: 11/11589-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Nelson Ramos Stradiotto
Beneficiário:Graziela Cristina Sedenho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiesel   Sensores   Microemulsão   Potenciometria   Eletroanalítica

Resumo

O biodiesel, combustível derivado de óleos vegetais ou de gorduras animais, é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo e seu uso apresenta vantagens ambientais e econômicas para o Brasil. O biodiesel é produzido pela transesterificação do óleo vegetal ou animal com alcoóis de cadeia curta, sendo a reação catalisada por ácido ou por base, sendo esta preferível por apresentar maior taxa de conversão, ser mais rápida e não necessitar de aquecimento, os catalisadores mais utilizados são os hidróxidos de sódio e potássio. No entanto, resíduos de catalisadores podem estar presentes no produto final e a presença de sódio e potássio pode danificar o motor dos veículos, logo a quantificação destes é importante para garantir a qualidade do biocombustível. Entretanto, as técnicas utilizadas para esta finalidade requerem equipamentos de altos custos e utilização de solventes orgânicos tóxicos. Uma alternativa para o desenvolvimento de metodologias para a determinação dos íons inorgânicos em questão é o emprego de técnicas eletroanalíticas utilizando eletrodos quimicamente modificados. Os hexacianoferratos de alguns metais são sensores eletroquímicos para a determinação destes íons por possuírem boa seletividade para os analitos em questão.Tendo em vista a grande importância da determinação de sódio e potássio em biodiesel e a necessidade de desenvolver métodos de determinação rápidos, sensíveis e de baixo custo, o presente projeto tem por objetivo desenvolver eletrodos quimicamente modificados com hexacianoferratos de Fe e Ni para determinação potenciométrica potássio em biodiesel, sendo a amostra preparada na forma de microemulsão, tendo um álcool de cadeia curta atuando como co-surfactante.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEDENHO, GRAZIELA CRISTINA; PAIM, LEONARDO LATARO; STRADIOTTO, NELSON RAMOS. Simple and direct potentiometric determination of potassium ions in biodiesel microemulsions at a glassy carbon electrode modified with nickel(II) hexacyanoferrate nanoparticles. ANALYTICAL METHODS, v. 5, n. 16, p. 4145-4151, 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.