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Trabalho, educação e saúde: desafios para jovens que ingressam no mercado de trabalho

Processo: 11/14663-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Frida Marina Fischer
Beneficiário:Daniela Wey Camilo Lapa
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00029-3 - Trabalho, educação e saúde: desafios para jovens que ingressam no mercado de trabalho, AP.R
Assunto(s):Saúde do trabalhador   Mercado de trabalho   Aluno trabalhador   Adolescência   Ciclo vigília-sono   Qualidade do sono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Actimetria | adolescência | ciclo vigília sono | mercado de trabalho | Saúde Coletiva

Resumo

Na sociedade contemporânea, entre os muitos aspectos que permeiam as questões relativas à adolescência, a escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho tornaram-se relevantes, posto que, no final do ensino fundamental ou médio, muitos jovens começam a trabalhar. Estudos anteriores mostraram ocorrer dificuldades associadas à jornada dupla de trabalho e estudo. As principais consequências na mudança abrupta na rotina do jovem são: aumento de responsabilidades, compromissos e horas de vigília. Como consequências observam-se, a redução na duração do sono, fadiga e sonolência excessiva. Ocorrem também dificuldades em conciliar horários de estudos, lazer, convivência familiar e social. Neste cenário, pouco se sabe a respeito das mudanças no ciclo vigília/sono quando os jovens estudantes ingressam no mercado de trabalho, comparando-se à situação anterior, ou seja, somente quando estudavam. O objetivo desta pesquisa é caracterizar entre jovens de 14 a 19 anos, antes e após seu ingresso no mercado de trabalho, as expectativas e necessidades psicossociais, bem como avaliar as rotinas sociais e biológicas, em relação à tríade educação, trabalho e saúde. Estão incluídos nesta proposta dois subprojetos. Um deles objetiva avaliar padrões do ciclo vigília/sono e sonolência de jovens; e o outro tem como objetivo realizar uma intervenção promovendo reflexão sobre o trabalhar e estudar e as repercussões na saúde. Os participantes de ambos os projetos são alunos de curso preparatório para o mercado de trabalho, de um programa de aprendizagem profissional de uma Organização Não Governamental de São Paulo, Capital. Ao final destes estudos espera-se subsidiar discussões técnico-científicas sobre a temática da juventude, e sua relação com o trabalho. (AU)

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