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Organização e condições do trabalho moderno: professores no Plano Nacional de Educação

Processo: 11/12069-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Aparecida Neri de Souza
Beneficiário:Gabriela Marino Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Emprego   Salários   Relações de trabalho   Professores   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carreira | Emprego | Pne | Professores | Remuneração | trabalho | Educação

Resumo

A modernidade modificou e complexificou as relações de trabalho e as formas de emprego de professores. Cada vez mais se preza os resultados da aprendizagem do aluno - em detrimento do processo - associando-os à 'performance' do professor. Isso se traduz nas políticas de bônus e mérito de remuneração dos docentes. Este estudo se propõe a analisar as condições e a organização do trabalho dos professores da rede pública através das características do emprego, da carreira e da remuneração dos mesmos, bem como as concepções de trabalho presentes nos discursos sindical e governamental a partir de resoluções de Congressos da CNTE e dos projetos, programas e leis derivados dos planos nacionais de educação. (AU)

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