Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotípica e fisiológica de mutantes de Saccharomyces cerevisiae (linhagem PE-2) para genes putativos de interesse industrial.

Processo: 10/14131-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Nádia Maria Vieira Sampaio
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/09447-5 - Análise da expressão gênica em mutantes knockouts de genes putativos de interesse industrial em Saccharomyces cerevisiae (linhagem PE-2), BE.EP.MS
Assunto(s):Genômica   Saccharomyces cerevisiae   Bioetanol   Transformação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioetanol | Genes de interesse industrial | Genômica | Saccharomyces cerevisiae | transformação genética | Genômica

Resumo

O processo fermentativo de cana-de-açúcar para produção industrial de etanol é realizado principalmente pela levedura Saccharomyces cerevisiae. Nas condições brasileiras, constitui o processo mais economicamente viável de produção de combustível a partir de fontes renováveis de energia. As linhagens de leveduras utilizadas no processo industrial devem ser altamente adaptadas a diversas condições de estresse como tolerância ao etanol, altas temperaturas, estresse osmótico, estresse oxidativo, lavagem ácida para descontaminação, entre outros. A linhagem PE-2 é largamente empregada no setor por ser uma das mais produtivas e adaptadas a estas condições. Recentemente, o seqüenciamento do genoma de um haplóide (JAY291) da linhagem PE-2 revelou que a estrutura genética da cepa está organizada para se adaptar e perpetuar nestes tipos de condições. Este trabalho mostrou também que PE-2 possui algumas regiões gênicas não identificadas em S288c (linhagem padrão de laboratório). Adicionalmente, dando continuidade a este trabalho verificou-se que algumas destas regiões possuíam seqüências expressas.Entretanto, não há informações na literatura sobre uma possível função molecular destas seqüencias. Desta forma, buscaremos neste projeto caracterizar a contribuição destas seqüências em níveis fenotípicos e fisiológicos utilizando mutantes para cada região em comparação com um isolado selvagem. Esperamos identificar nestas regiões gênicas características desejáveis de desempenho fermentativo, e que possam ser utilizadas futuramente em estudos de melhoramento genético da linhagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAMPAIO, Nádia Maria Vieira. Caracterização fenotípica e fisiológica de cepas de Saccharomyces cerevisiae mutadas para genes potencialmente envolvidos em fermentação sob condição industrial. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.