Busca avançada
Ano de início
Entree

Solidão e formação, formação da solidão: reflexões teóricas sobre a possibilidade desprezada pela psicologia

Processo: 11/12633-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Iray Carone
Beneficiário:Rafael Baioni do Nascimento
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Solidão   Artes   Teoria crítica   Theodor W. Adorno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Arte | Formação | Psicologia | Solidão | T | Teoria Crítica | W | Instituições sociais e formação do indivíduo

Resumo

No trabalho proposto por este projeto pretendo investigar teoricamente o conceito de solidão, principalmente em sua relação com as possibilidades atuais de realização do ideal de formação burguesa do final do séc. XVIII e início do XIX, intrinsecamente vinculado à experiência artística possível com a arte autônoma. Ainda que não seja a tendência dominante, seguindo o pensamento de Adorno, tal formação e tal arte, em teoria, encontram focos de realização na atualidade. Minhas hipóteses principais são que tais focos e determinadas manifestações do sentimento de solidão encontram-se mediados reciprocamente, e que o conceito de solidão tomado apenas como um sentimento resultante do enfraquecimento dos laços sociais e do empobrecimento subjetivo é ele mesmo um empecilho teórico para uma análise crítica da sociedade. Meu principal objetivo, então, é o de contribuir, dentro de minhas limitações, para o estabelecimento da dignidade teórica desse aspecto do fenômeno moderno da solidão, a meu ver, ainda hoje desprezado. Para isso penso ser necessário um aprofundamento no estudo de textos da tradição filosófica (também sociológica e psicológica) da Teoria Crítica, que me permitiu formular o problema nesses termos, em especial os de autoria de T. W. Adorno e W. Benjamin, e de textos de autores com quem dialogam direta ou indiretamente (como Kant, Schiller, Freud, Simmel, entre outros). O método utilizado será o de análise de textos, tanto dos autores acima citados, que constituirão a bibliografia fundamental, quanto de seus comentadores. Faz parte deste trabalho, também, revisão bibliográfica e análise das principais formas de abordagem da solidão na área da Psicologia na atualidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Rafael Baioni do. Solidão e formação, solidão da formação: Reflexões teóricas sobre a possibilidade desprezada pela psicologia. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.