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Desempenho e percepção de alunos de graduação em relação a diferentes métodos de ensino-aprendizagem em diagnóstico de cárie

Processo: 11/18093-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Mariana Minatel Braga Fraga
Beneficiário:Bianca Prado Tibério
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnóstico em cárie | ensino | Icdas | teleodontologia | Odontopediatria

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho e a percepção dos alunos de graduação da FOUSP frente a diferentes métodos de ensino aplicados à detecção e avaliação de lesões de cárie com utilização do ICDAS (Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie) usados em uma atividade do curso de graduação em Odontologia. Nessa atividade, foram empregados recursos didáticos convencionais (aula teórica e prática) e de ensino à distância (recursos da Teleodontologia). Os 80 alunos de graduação do quarto ano diurno, envolvidos na atividade programada para o curso, foram submetidos, em 2009, a três atividades de treinamento para uso do ICDAS, duas delas com recursos convencionais e uma com recursos da Teleodontologia, aplicadas em diferentes dias. Atividades - 1: aula teórica presencial; 2: atividade em laboratório; 3 (Teleodontologia): um material didático específico e disponibilizado na plataforma de ensino - Moodle. Antes e depois atividades 2 e 3, todos os alunos responderam dois questionários, um primeiro, para avaliação de percepção do aluno sobre a atividade e o outro, para avaliação do conteúdo absorvido, a fim de avaliar a atividade implementada no curso. Com base na análise dos dados coletados para avaliação intra-disciplinar da atividade acima descrita, serão calculadas a reprodutibilidade dos exames feitos pelos alunos com os escores do ICDAS após aplicação de cada um dos métodos de ensino aplicados. Pelos questionários recebidos. Serão avaliadas a percepção do aluno sobre a atividade, além de relacioná-los com o grau de aprendizagem pelo mesmo. Os dados da atividade no moodle também serão usados como um último momento de avaliação e comparados aos demais. Por fim, os dentes extraídos avaliados em laboratório serão cortados e avaliados histologicamente de acordo com a profundidade. A reprodutibilidade interexaminador entre os alunos e um examinador de referência também será calculada para todos os momentos da atividade laboratorial. A validade do método (sensibilidade, especificidade, acurácia) será testada para cada um dos momentos em que os dentes foram avaliados (previamente e após o treinamento laboratorial) e também será verificada a associação dos parâmetros de validade com a percepção e noções de conhecimento teórico do aluno nos diferentes momentos de atividade.

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