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Produção jornalística para divulgação das atividades desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa FEsTA (Fórmulas e estereótipos: teoria e análise)

Processo: 11/17157-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Simone Pallone de Figueiredo
Beneficiário:Romulo Augusto Orlandini
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Estudos de linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | Estudos da Linguagem | FEsTA (Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise) | Jornalismo | Jornalismo Científico | Textos-fórmula | Jornalismo Científico

Resumo

O Jornalismo Científico é uma modalidade que alia a defesa do interesse público por meio da democratização da informação, regido por uma ética e estética própria, com as temáticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. A pesquisa científica obteve nas últimas décadas grande desenvolvimento, não sendo acompanhada de ampla divulgação pública. É um desafio para o jornalismo, principalmente o especializado, sanar este gargalo - posto que a atividade auxilia na percepção da sociedade sobre as questões científicas, gerando uma difusão ampla a partir da concepção de Ciência como um processo que tem ressonâncias culturais, históricas, sociais e econômicas na vida das pessoas. Este projeto tem como objetivo divulgar as atividades desenvolvidas no Centro de Pesquisa "Fórmulas e estereótipos: teoria e análise" (FEsTA). O órgão é vinculado ao Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e trabalha na reflexão teórica e análise empírica de formas discursivas denominadas "textos-fórmula", como: clichês, slogans, provérbios e estereótipos. Conta com sete docentes pesquisadores e o mesmo número de linhas de pesquisa, sendo que entre professores, pós-doutorandos e doutorandos, estão envolvidos pelo menos mais quatro instituições universitárias (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Maringá e as Universidades Federais de São Carlos e Uberlândia). (AU)

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