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Representações sociais e crianças: possibilidades de aprendizagem atribuídas ao desenho animado

Processo: 11/19388-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudia Maria de Lima
Beneficiário:Bruna Tairine Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Meios de comunicação   Televisão   Desenho animado   Aprendizagem   Representações sociais   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Desenho animado | Mídia | representação social do desenho | televisão | Mídia e Educação

Resumo

As experiências, os modos de convívio e a presença de recursos midiáticos, principalmente a televisão, marcam o dia-a-dia das crianças, e em especial, o contato freqüente com as imagens, modelos e valores transmitidos pela mídia. Dentre essas imagens que se destacam, temos os desenhos animados, gêneros que fazem parte do cotidiano infantil e adentram os espaços escolares. E nessa entrada surgem, provavelmente, representações sobre esse objeto que não é natural do espaço escolar. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar a representação social de crianças sobre o potencial de ensinar atribuído ao desenho animado. E de maneira a responder a esse objetivo, temos os objetivos específicos: a) Descrever e analisar a representação social da criança sobre os desenhos animados; b) Descrever e analisar a prática televisiva das crianças pesquisadas; c) Analisar a presença de conteúdos dos desenhos animados em brincadeiras não dirigidas na escola; d) Analisar a compreensão da escola sobre a mídia como elemento educativo. O delineamento da pesquisa será de natureza descritivo-explicativa. Os procedimentos de coleta de dados serão: a) entrevista com professor da escola para identificar se a mídia é trabalhada em sala de aula; b) entrevista semi-dirigida com as crianças; c) observações das brincadeiras não dirigidas das crianças nos recreios. Os sujeitos da pesquisa serão meninas e meninos igualmente representados, de 8 anos, alunos do 3º ano do ensino fundamental, ciclo I de uma escola pública do município de São José do Rio Preto. Com isso, pretendemos, nessa pesquisa, compreender as representações sociais das crianças e a relação entre o desenho animado e o conhecimento que elas trazem sobre suas vivências escolares. (AU)

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