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Capitalismo cognitivo e a dinâmica da pequena produção agrícola "alternativa" no contexto "local" de Araraquara - o caso do SAI - Sistema Agroindustrial Integrado do SEBRAE/SP.

Processo: 11/20004-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Sapia de Campos
Beneficiário:Daniela Rodrigues Alves de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50857-7 - Capitalismo cognitivo e a dinâmica da pequena produção agrícola "alternativa" no contexto "local" de Araraquara - o caso do SAI Sistema Agroindustrial Integrado do Sebrae/SP, AP.JP
Assunto(s):Sociologia do conhecimento   Desenvolvimento regional   Agricultura urbana   Agricultura alternativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura alternativa | agricultura e ruralidade | Capitalismo Cognitivo | desenvolvimento local | fair-traide | savoir-fair | sociologia do conhecimento

Resumo

Plano de Atividades para Bolsa de TT - Treinamento TécnicoCapitalismo cognitivo e a dinâmica da pequena produção agrícola "alternativa" no contexto "local" de Araraquara - o caso do SAI - Sistema Agroindustrial Integrado do SEBRAE/SP.Os bolsistas acompanharam todas as fases de desenvolvimento do projeto de pesquisa, participando ativamente no grupo de estudos e discussões ainda que responsáveis e com a incumbência da realização de entrevistas, e preparação destas, bem como eventuais transcrições etc., e principalmente na aplicação de questionários de pesquisa. Os objetivos e resultados esperados com o desenvolvimento do trabalho dos bolsistas visam por um lado à produção de material, banco de dados e informações e indicadores de produção realizados por meio de trabalho e levantamento estatístico e informações em geral que serviram para a realização do projeto maior em que estarão envolvidos vários pesquisadores de diferentes níveis e formação; por outro, formar, ou então contribuir com a formação técnica e acadêmica dos bolsistas. Proporemos primeiramente trabalho a ser realizado dentro do grupo de estudo, quando passaremos a orientar os bolsistas (também aqueles de IC) para o mapeamento do "território" (local - campo) a ser investigado. Esta primeira imersão "prática" por parte dos bolsistas visa facilitar ou provocar o rápido conhecimento do local (meio social) com o qual trabalharão. Pensamos ser importante este primeiro contato, pois a experiência tem demonstrado que alunos ou bolsistas de lugares ou origem social muito diferente daquela que envolve a pesquisa, algumas vezes tem passado por dificuldades de adaptação, que prejudicam o bom desempenho de seus trabalhos e que são facilmente evitadas. Após este primeiro contato e concomitante as discussões propostas no interior do grupo de estudo elaboraremos (com a participação dos bolsistas) questionário a ser aplicado, e que contemplará questões fechadas e abertas. Elaborados e testados, são os bolsistas, ainda que evidentemente orientados, que aplicaram estes questionários. Esta prática de transferência "vigiada" de responsabilidade e exigência de trabalho tem dado bons resultados em outras pesquisas que realizamos. Portanto, em termos de planejamento do trabalho a ser realizado pelos bolsistas pode-se considerar três períodos: um primeiro deles mais voltado para a preparação dos pesquisadores e do questionário; um segundo período da aplicação dos questionários e coleta de material e informações; e um terceiro e último período de finalização dos resultados obtidos para o projeto maior, e que também os bolsistas considerados individualmente apresentaram seus relatórios, que demonstraram os resultados que seguramente avaliaram os seus trabalhos. É tanto importante quanto imprescindível as bolsas solicitadas uma vez que o projeto, tal qual exigência do nosso cronograma e metodologia de trabalho, exigem um amplo e completo levantamento de dados extraídos principalmente por meio da aplicação de questionário, que demandará trabalho que é técnico - aplicação dos questionários - e ao mesmo tempo acadêmico exigindo envolvimento interpretativo de dados e informações. O nível I de TT solicitada, pensamos, envolve e contempla este perfil de aluno-bolsista que está completando sua formação teórica, por isso de alguma maneira ávido pela inserção prática no ambiente profissional do qual ainda não possui experiência. Sendo assim, pensamos ser um perfil que disposto ao trabalho de investigação e pesquisa, ainda não possui formação, e também por isso tem o interesse e curiosidade cientifica necessários ao nosso trabalho de pesquisa. Seguramente, o trabalho, desenhado para os bolsistas realizarem, contribuíram decisivamente com a formação profissional destes.

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