Busca avançada
Ano de início
Entree

A aquisição das relações de co-referência em Português Brasileiro: estudo experimental

Processo: 11/20405-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Amanda Macedo Balduino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/03624-4 - A aquisição das relações de co-referência em português brasileiro: estudo experimental, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição da Linguagem | Aquisição da Linguagem

Resumo

A pesquisa aqui proposta pretende investigar a aquisição das relações de co-referência intra-sentenciais em português brasileiro, adotando o arcabouço teórico da Teoria de Princípios e Parâmetros. Nesta teoria, as relações de co-referência são reguladas em parte pelos princípios A, B e C da Teoria de Ligação. Além disso, reformulações na teoria propõem que uma regra pragmática, chamada de Regra I, também seria responsável por licenciar alguns casos especiais de co-referência. Estudos nas mais diversas línguas mostram um comportamento não adulto das crianças quando alguns tipos de sentenças com pronomes são testadas. Para explicar esse comportamento, duas teorias foram propostas, uma que propõe que as crianças demoram algum tempo para adquirir a Regra I e outra que propõe que a Regra I exige a realização de computações que somente adultos com uma capacidade de memória de trabalho maior podem realizar. Propomos então comparar essas duas hipóteses, investigando o comportamento de crianças adquirindo o português brasileiro como língua materna, através de uma bateria de estudos experimentais. Esta investigação trará dados inéditos na literatura internacional, já que são inexistentes estudos confrontando diretamente as duas propostas. Além disso, tal investigação nos dará uma visão geral de como se desenvolvem as relações de co-referência em português, o que indubitavelmente trará contribuições para o estudo da língua adulta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)